Buscar

1.5 Traçados urbanos e curvas de nível Para avaliar as possíveis alternativas de traçado urbano, é importante se colocar perante uma planta com cur...

1.5 Traçados urbanos e curvas de nível
Para avaliar as possíveis alternativas de traçado urbano, é importante se colocar perante uma planta com curvas de nível. Dependendo da escala do traçado, trabalha-se desde as grandes escalas (com curvas mais distanciadas) às relativamente pequenas, como, por exemplo, 1: 1000, com curvas próximas (metro a metro), para ajustar as ruas. Os americanos chegam a trabalhar com curvas de até 30 em 30cm, em casos de declividades inferiores a 1%.
Como em todo o problema de desenho, não existe nenhuma receita que tenha validade absoluta. Como regra geral, deve-se escolher a posição e direção de todas as ruas, de forma a ter declividade suficiente para escoar as águas da chuva. Para isso, obviamente, deverão ser posicionadas, cortando as curvas de nível. É o que se vê na figura 1.10 onde se pode observar o cuidado do projetista ao traçar todas as ruas. Com base nesses princípios, existe somente uma pequena trama de rua no centro da cidade, paralela às curvas de nível. Como justamente nessa trama a declividade transversal é grande, não haverá problemas em alterar nela o nível natural do terreno. Outro aspecto interessante a destacar é que o traçado foi feito sem alterações importantes nas curvas de nível existentes, o que torna a implantação econômica, estável e mais agradável.
Por definição, curva de nível é uma abstração geométrica que une todos os pontos que possuem o mesmo nível. Geralmente são traçadas de 5 em 5 metros, de 1 em 1 metro, ou, em terrenos muito planos, de 50 em 50 centímetros. No primeiro caso teremos sequências de, por exemplo; 100, 105, 110 ...; no segundo, 100,101,102 ... , e assim sucessivamente. O tipo de terreno, o tipo de obra e a escala determinarão o espaçamento com que se deverá trabalhar.
Como avaliar as possíveis alternativas de traçado urbano?
O que é curva de nível?
Como são traçadas as curvas de nível?
Qual é a sequência de números que se tem em curvas de nível traçadas de 5 em 5 metros?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como avaliar as possíveis alternativas de traçado urbano? Para avaliar as possíveis alternativas de traçado urbano, é importante analisar a planta com curvas de nível. Deve-se escolher a posição e direção de todas as ruas, de forma a ter declividade suficiente para escoar as águas da chuva. Para isso, obviamente, deverão ser posicionadas, cortando as curvas de nível. É importante lembrar que não existe uma receita que tenha validade absoluta, e que o tipo de terreno, o tipo de obra e a escala determinarão o espaçamento com que se deverá trabalhar. O que é curva de nível? Curva de nível é uma abstração geométrica que une todos os pontos que possuem o mesmo nível. Geralmente são traçadas de 5 em 5 metros, de 1 em 1 metro, ou, em terrenos muito planos, de 50 em 50 centímetros. Como são traçadas as curvas de nível? As curvas de nível são traçadas a partir de levantamentos topográficos, que medem a altitude de pontos específicos do terreno. A partir desses dados, é possível desenhar as curvas de nível, que unem todos os pontos que possuem a mesma altitude. Qual é a sequência de números que se tem em curvas de nível traçadas de 5 em 5 metros? Em curvas de nível traçadas de 5 em 5 metros, a sequência de números pode variar, dependendo do ponto de partida. Por exemplo, pode-se ter sequências de 100, 105, 110... ou de 95, 100, 105... O importante é que cada curva de nível represente uma altitude específica do terreno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais