Buscar

Sobre as metodologias para determinar algumas das principais vitaminas, analise as afirmativas a seguir: I- A determinação de vitamina B1 é fundam...

Sobre as metodologias para determinar algumas das principais vitaminas, analise as afirmativas a seguir:

I- A determinação de vitamina B1 é fundamentada na quantificação da fluorescência produzida em condições padronizadas, do composto tiocromo que é originário da oxidação da tiamina com solução alcalina de ferricianeto de potássio.
II- O método para determinação de Vitamina A consiste na extração com solvente orgânico, remoção dos ácidos graxos e outros interferentes por saponificação, identificação e quantificação por picnometria de Hélio.
III- A determinação espectrofotométrica por redução de íons cúpricos é aplicável para a quantificação de ácido ascórbico (vitamina C), em baixas concentrações em alimentos pigmentados, naturais e industrializados.
IV- O método para determinação de vitamina B2 é aplicado para cereais e alimentos enriquecidos. A riboflavina apresenta fluorescência amarelo-esverdeada sob luz ultravioleta.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - ana
5 pág.

Biomedicina UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As afirmativas I, III e IV estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a determinação de vitamina B1 é feita pela quantificação da fluorescência produzida pelo composto tiocromo, que é originário da oxidação da tiamina com solução alcalina de ferricianeto de potássio. - A afirmativa III está correta, pois a determinação espectrofotométrica por redução de íons cúpricos é aplicável para a quantificação de ácido ascórbico (vitamina C), em baixas concentrações em alimentos pigmentados, naturais e industrializados. - A afirmativa IV está correta, pois o método para determinação de vitamina B2 é aplicado para cereais e alimentos enriquecidos, e a riboflavina apresenta fluorescência amarelo-esverdeada sob luz ultravioleta. A afirmativa II está incorreta, pois o método para determinação de Vitamina A não consiste na identificação e quantificação por picnometria de Hélio, mas sim na extração com solvente orgânico, remoção dos ácidos graxos e outros interferentes por saponificação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais