Buscar

Kátia, vocalista do grupo Kátia & Cia, que estourou nas rádios com o sucesso ¿O Nome Dele É Richard¿, está passando por um processo de reforma e re...

Kátia, vocalista do grupo Kátia & Cia, que estourou nas rádios com o sucesso ¿O Nome Dele É Richard¿, está passando por um processo de reforma e reorganização da fazenda onde mora. Seu tempo em turnê não tem lhe permitido parar e arrumar seus bens ¿ entre eles, o violão, recém-comprado, que usa para se distrair; o violão que ganhou de sua mãe, já muito antigo, mas que é destinatário de cuidados e conservação; e sua coleção de livros. A este cenário se somam, ainda, seu cachorro Átila e o tipo de coisa que só se vê mesmo em uma fazenda, como o trator de pneu que ela própria gosta de manobrar, seu gado e sua vasta plantação de tomates, tudo isso demandando o seu tempo.

Como se não bastasse, Kátia ainda descobriu, ao iniciar suas ¿férias¿ em casa, que várias janelas estavam emperrando e não fechavam, de modo que o reparo necessário exigia que fossem retiradas do prédio. Ao retirá-las, Kátia decidiu que venderia metade, reincorporando as demais, após o conserto, às respectivas paredes.

Sobre tal conjuntura, e à luz do disposto no Código Civil de 2002, pode-se dizer que

 Considerando que o critério da fungibilidade verifica a possibilidade de dado bem ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade, tem-se que Kátia possui, dentre os seus violões, um bem fungível, qual seja, o violão que ganhou de sua mãe.

As janelas da casa podem ser consideradas bens singulares, assim como, em conjunto, uma universalidade de direito.

Os tomates de sua plantação serão bens consumíveis de fato, mas não poderão ser considerados consumíveis de direito; o trator pode ser considerado bem imóvel.

Tanto Átila quanto os animais que compõem o gado serão considerados bens semoventes, enquanto certas janelas podem ser classificadas, por antecipação, como móveis e aquelas que forem reincorporadas ao prédio estarão sujeitas ao princípio da gravitação jurídica.

Os livros da coleção de Kátia serão considerados bens inconsumíveis e suas janelas serão sempre consideradas bens imóveis.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As janelas da casa podem ser consideradas bens singulares, assim como, em conjunto, uma universalidade de direito."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais