Buscar

Patrícia, influencer, estilista e empresária, perdeu recentemente sua mãe, a celebrada artista Ana Paula. Fez, então, uma tatuagem com o rosto de A...

Patrícia, influencer, estilista e empresária, perdeu recentemente sua mãe, a celebrada artista Ana Paula. Fez, então, uma tatuagem com o rosto de Ana Paula em seu braço direito e divulgou a homenagem nas redes sociais, postando uma foto tanto em sua conta pessoal quanto na conta de sua empresa de roupas, Fênix Modas.

Para sua surpresa, contudo, uma hora depois, Ricardo, renomado modelo, fez extensa postagem em sua conta pública nas redes sociais, com a mesma foto postada por Patrícia, denegrindo-a ao dizer que o hábito de fazer tatuagens não era ¿coisa de mulher honesta¿, afirmando que tal desonestidade fora herdada de sua mãe e, ainda por cima, que tudo isso já era evidente pelas roupas da marca de Patrícia, que considerava ¿ridículas¿ e, pelo que ficara sabendo, fabricadas com ¿material de quinta¿. A veemência de Ricardo, combinada com seguidores na casa dos milhões, levou à proliferação de comentários na página da Fênix Modas com a hashtag #materialdequinta e, nas duas semanas seguintes, as suas vendas despencaram.

A inesperada agressividade de Ricardo teve severo impacto sobre Patrícia, que já vinha sofrendo com o seu luto e, agora, desenvolvera quadro depressivo. Para além disso, seu companheiro, Lúcio, perante o estado em que se encontrava sua esposa após tamanha agressão, se viu tomado por crises de ansiedade.

Sobre a situação narrada, pode-se dizer que

Lúcio poderá ajuizar ação indenizatória pelo sofrimento que lhe fora provocado por Ricardo; já Patrícia terá legitimidade direta para defender sua própria integridade e, como parente em linha reta de Ana Paula, teria legitimação para exigir que cessasse a lesão aos direitos da personalidade de sua mãe, mesmo que esta ainda estivesse viva.

Patrícia pode exigir do departamento jurídico da Fênix Modas que ajuíze ação indenizatória em face de Ricardo, mas sua margem de êxito pelos danos à sua pessoa será mitigada pelo fato de que sua tatuagem, embora uma homenagem à sua falecida mãe, acarreta lesão à indisponibilidade do direito à integridade física.

Lúcio poderá pleitear indenização pelo sofrimento que Ricardo lhe causou, enquanto Patrícia poderá ajuizar ação indenizatória pelos danos causados à honra de Ana Paula e Fênix Modas terá direito ao reconhecimento de seus direitos da personalidade em juízo.

Lúcio poderá ajuizar ação indenizatória pelos danos causados à honra de Patrícia, dada a equiparação entre cônjuges e companheiros no ordenamento jurídico, e Fênix Modas poderá pedir danos morais em juízo.

Patrícia terá legitimidade direta para defender sua própria integridade, mas somente obterá a indenização se ficar provado que os bens de Ricardo destinados a tal propósito não tenham sido obtidos com a renda de seu trabalho como modelo, que se valeu de seu direito de imagem e os torna, por consequência, impenhoráveis.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sobre a situação narrada, pode-se dizer que Lúcio poderá ajuizar ação indenizatória pelo sofrimento que lhe fora provocado por Ricardo; já Patrícia terá legitimidade direta para defender sua própria integridade e, como parente em linha reta de Ana Paula, teria legitimação para exigir que cessasse a lesão aos direitos da personalidade de sua mãe, mesmo que esta ainda estivesse viva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais