Buscar

A prática da medicalização, exercida como uma prática de poder, pode levar a consequências como a destituição da capacidade de autonomia do pacient...

A prática da medicalização, exercida como uma prática de poder, pode levar a consequências como a destituição da capacidade de autonomia do paciente e da família, colocando o poder biomédico à frente

de outros domínios de ordem moral e política que possam estar causando sofrimento físico e psíquico ao paciente. Acerca disso e, em relação ao conceito de biopolítica de Michel Foucault, é correto afirmar:

Grupo de escolhas da pergunta



Biopoder é o poder que as práticas de medicalização conquistaram no último século, que tem produzido como consequência benéfica o uso intensificado de medicamentos para todos os problemas da vida.


Biopoder pode ser conceitualizado como a política que indivíduos adoecidos demandam do Estado, o que leva à exigência de políticas de fornecimento de medicamentos pelo SUS.


Biopolítica é um conceito que traduz o imperativo das neurociências na saúde, que possibilitaram com que deixássemos de investigar os aspectos orgânicos do sofrimento dos indivíduos e nos dedicássemos apenas aos sociais.


Biopolítica pode ser conceitualizada como o tipo de política pública desenvolvida dentro dos órgãos governamentais de saúde.


Biopolítica pode ser conceitualizada como o controle do Estado sobre os corpos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Biopolítica pode ser conceitualizada como o controle do Estado sobre os corpos." A prática da medicalização, quando exercida como uma prática de poder, pode levar à destituição da capacidade de autonomia do paciente e da família, colocando o poder biomédico à frente de outros domínios de ordem moral e política que possam estar causando sofrimento físico e psíquico ao paciente. Nesse sentido, o conceito de biopolítica de Michel Foucault se refere ao controle do Estado sobre os corpos, ou seja, a capacidade do Estado de regular e controlar a vida dos indivíduos, incluindo a saúde e a doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais