Buscar

A constitucionalização do direito civil é um fenômeno que representa a influência dos princípios e normas constitucionais sobre o direito civil, g...


A constitucionalização do direito civil é um fenômeno que representa a influência dos princípios e normas constitucionais sobre o direito civil, guiando sua interpretação e aplicação. Como esse processo afeta principalmente o direito civil?

a) Desvincula o código civil das normas constitucionais, promovendo um sistema legal dual onde ambas operam em esferas separadas.

b) Impõe a supremacia do direito constitucional, tornando as normas civis independentes dos princípios constitucionais.

c) Fortalece a conexão entre as normas civis e os valores sociais e fundamentais estabelecidos na constituição, promovendo proteção aos direitos humanos e fundamentais.

d) Restringe o escopo dos direitos fundamentais, para que não influenciem áreas tradicionalmente reguladas pelo direito privado, como contratos e propriedades.

e) Conduz à interpretação das normas civis de maneira isolada, baseando-se exclusivamente na autonomia privada e na vontade das partes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A constitucionalização do direito civil fortalece a conexão entre as normas civis e os valores sociais e fundamentais estabelecidos na constituição, promovendo proteção aos direitos humanos e fundamentais. Portanto, a alternativa correta é a letra c).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais