Buscar

Sobre o Tratado de Alcáçovas-Toledo, assinado em 1479, sobre o qual se pode afirmar que a) tinha intenção de eliminar as disputas territoriais en...

Sobre o Tratado de Alcáçovas-Toledo, assinado em 1479, sobre o qual se pode afirmar que


a) tinha intenção de eliminar as disputas territoriais entre os dois países, estabelecendo o reconhecimento português ao estado espanhol, bem como limitação da área territorial dos dois países à Península Ibérica.
b) determinava limites para as navegações dos países ibéricos, por meio da criação de uma linha imaginária à altura das Ilhas Canárias, limitando as navegações portuguesas ao sul, e as espanholas ao norte da linha.
c) a influência da Igreja Católica e a interferência do papa Alexandre VI foi decisiva para sua assinatura, que garantiu o reconhecimento português aos territórios descobertos pelos espanhóis na costa africana.
d) foram definidas as questões territoriais e de sucessão dinástica entre os países ibéricos, bem como o compromisso espanhol de respeito à autonomia dos mercadores flamengos, aliados dos portugueses.
e) acordo garantia o reconhecimento espanhol ao pioneirismo português nas navegações atlânticas, o que garantia aos lusitanos a prioridade na demarcação de territórios dominados na costa africana.

Essa pergunta também está no material:

2 SIMULADO SAS FUVEST 2017 - 1 FASE
28 pág.

História Colegio GalileuColegio Galileu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) determinava limites para as navegações dos países ibéricos, por meio da criação de uma linha imaginária à altura das Ilhas Canárias, limitando as navegações portuguesas ao sul, e as espanholas ao norte da linha. O Tratado de Alcáçovas-Toledo foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha em 1479, que estabeleceu limites territoriais e de navegação entre os dois países na época das grandes navegações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais