Buscar

Para ajudar seus companheiros de equipe e o senhor Paulo a elaborar o projeto da ponte e sua viabilidade econômica, você ficou encarregado (a) de d...

Para ajudar seus companheiros de equipe e o senhor Paulo a elaborar o projeto da ponte e sua viabilidade econômica, você ficou encarregado (a) de determinar:
a) O período de retorno adequado para os cálculos, considerando que será um loteamento residencial e uma ponte em estrada comum. Pode-se adotar um TR de 25 anos, que é o tempo recomendado e tabelado para pontes nessas condições.
b) Os valores dos coeficientes de escoamento superficial representativos para cada área específica da bacia podem ser: nos 50% de mata e superfície arborizada, o valor varia de 0,05 a 0,20, de forma que seria interessante usar um valor intermediário, prevendo alguma mudança futura, algo em torno de C = 0,10. Nos 50% restantes, formada por edificações com muitas superfícies livres, partes residenciais tipo cidade-jardim e ruas pavimentadas, o coeficiente de escoamento superficial varia de 0,25 a 0,50 e, nesse caso, seria interessante usar o valor máximo, visto que você deve considerar que todos os lotes estejam construídos e ocupados, portanto, adotando C = 0,50.
C) Tendo o tempo de retorno, o tempo de concentração e a equação de chuva, obtém-se a precipitação máxima. Com os valores dos coeficientes de escoamento superficial de cada área, calcula-se o C médio. Aplicando os dados de precipitação máxima, do coeficiente de escoamento superficial médio e da área total da bacia hidrográfica na equação do método racional, obtém-se a vazão máxima do córrego na seção, onde será construída a ponte.
D) Altura mínima da ponte:
Tendo a equação da curva chave igual a Q = 12+10.h, temos que: Sendo h a altura máxima que a água pode alcançar na seção para a máxima vazão calculada, pode-se adotar uma altura mínima para a ponte que seja superior a 5,86m, como, por exemplo, adotar uma altura mínima de 6,5 m, a fim de evitar que a água ultrapasse a ponte, caso ocorra um evento que gere a vazão calculada.


Essa pergunta também está no material:

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO DESAFIO PROFISSIONAL HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA
4 pág.

Hidrologia e Drenagem Urbana AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Tendo o tempo de retorno, o tempo de concentração e a equação de chuva, obtém-se a precipitação máxima. Com os valores dos coeficientes de escoamento superficial de cada área, calcula-se o C médio. Aplicando os dados de precipitação máxima, do coeficiente de escoamento superficial médio e da área total da bacia hidrográfica na equação do método racional, obtém-se a vazão máxima do córrego na seção, onde será construída a ponte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais