Buscar

Elaborar um plano de aula para trabalhar a consciência fonológica na criança com TEA em fase de alfabetização. a) Plano de aula com começo, meio e ...

Elaborar um plano de aula para trabalhar a consciência fonológica na criança com TEA em fase de alfabetização.
a) Plano de aula com começo, meio e fim, utilizando-se de jogos e/ou recursos para trabalhar com a consciência fonológica.
b) Objeto do Conhecimento;
c) Habilidades específicas;
d) Metodologia (descrever como será a aula);
e) Recursos;
f) Tempo da atividade;
g) Avaliação.
a) O plano de aula deve ser elaborado para um aluno de 7 anos que frequenta o segundo ano do Ensino Fundamental 1.
b) O aluno apresenta disfunção significativa na fala, utiliza a fala de forma repetitiva, com dificuldade de pronúncia e faz uso da Comunicação Alternativa.
c) O aluno tem dificuldade em atividades que exigem coordenação motora fina, mas reconhece todas as letras do alfabeto.
d) O plano de aula deve levar em consideração as observações do estudo de caso apresentado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Plano de aula para trabalhar a consciência fonológica na criança com TEA em fase de alfabetização: a) Começo: - Apresentação do objetivo da aula: trabalhar a consciência fonológica, que é a capacidade de identificar e manipular os sons da fala. - Apresentação do jogo "Bingo das sílabas": cada aluno recebe uma cartela com sílabas e o professor sorteia sílabas para formar palavras. O aluno que completar a cartela primeiro ganha o jogo. b) Objeto do Conhecimento: - Consciência fonológica. c) Habilidades específicas: - Identificar e manipular os sons da fala. d) Metodologia: - Jogo "Bingo das sílabas": cada aluno recebe uma cartela com sílabas e o professor sorteia sílabas para formar palavras. O aluno que completar a cartela primeiro ganha o jogo. - Jogo "Que letra é essa?": o professor mostra uma imagem e os alunos devem identificar a letra inicial da palavra correspondente. - Jogo "Sílabas embaralhadas": o professor escreve uma palavra em sílabas embaralhadas e os alunos devem identificar a palavra correta. e) Recursos: - Cartelas de bingo com sílabas. - Imagens para o jogo "Que letra é essa?". - Palavras em sílabas embaralhadas para o jogo "Sílabas embaralhadas". f) Tempo da atividade: - 50 minutos. g) Avaliação: - Observação do desempenho dos alunos nos jogos propostos. - Registro das dificuldades e avanços dos alunos em relação à consciência fonológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais