Buscar

Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo O; uma menina norm...

Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo O; uma menina normal com sangue tipo B; uma menina normal com sangue tipo O e um menino daltônico com sangue tipo AB.... Isso leva-nos a concluir que:


a) O pai e a mãe possuem o gene para daltonismo; o pai tem sangue tipo A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
*b) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
c) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo O ou vice-versa.
d) O pai possui o gene para daltonismo, a mãe não possui esse gene; o pai e a mãe têm sangue tipo AB.
e) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo A ou vice-versa.

Essa pergunta também está no material:

Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento
4 pág.

Biologia Celular e do Desenvolvimento Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa. Isso porque o daltonismo é uma característica recessiva ligada ao cromossomo X, ou seja, para que um indivíduo seja daltônico, ele precisa herdar o gene defeituoso de ambos os pais. Como um dos filhos é daltônico e os pais são normais, isso indica que a mãe é portadora do gene para daltonismo, mas não é daltônica, e o pai não possui o gene. Já em relação aos tipos sanguíneos, o sistema ABO é determinado por alelos múltiplos, sendo que o alelo A é dominante sobre o alelo O e o alelo B é dominante sobre o alelo O. Portanto, o pai tem sangue tipo A, a mãe tem sangue tipo B e os filhos apresentam os tipos A, B e O, o que é possível de acordo com as combinações genéticas. O filho com sangue tipo AB é um erro na questão, pois é impossível que dois pais com tipos sanguíneos A e B gerem um filho AB.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais