Buscar

Assinale a alternativa correta sobre o positivismo e suas influências nas ciências sociais: I. Os princípios do positivismo se baseavam no pressupo...

Assinale a alternativa correta sobre o positivismo e suas influências nas ciências sociais:
I. Os princípios do positivismo se baseavam no pressuposto de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
II. Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos deveriam ser ignorados.
III. O positivismo influenciou intelectuais brasileiros na I República.
IV. O pensamento positivista reconhecia que os princípios do mundo físico e do mundo social diferiam entre si quanto à essência, mas assumia que as leis filosóficas e metafísicas se aplicavam indistintamente aos fenômenos naturais e às questões humanas.
V. O pensamento positivista apontava as leis sociais como a base da regulamentação da vida humana, da natureza como um todo e até mesmo do próprio universo.
VI. O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que fossem identificados, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas IV, V e VI estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III, IV, V e VI estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

CIÊNCIAS SOCIAIS atividade 1
8 pág.

Ciências Sociais Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. Justificativa: I. Os princípios do positivismo se baseavam no pressuposto de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro. (correta) II. Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos deveriam ser ignorados. (correta) III. O positivismo influenciou intelectuais brasileiros na I República. (correta) IV. O pensamento positivista reconhecia que os princípios do mundo físico e do mundo social diferiam entre si quanto à essência, mas assumia que as leis filosóficas e metafísicas se aplicavam indistintamente aos fenômenos naturais e às questões humanas. (incorreta) V. O pensamento positivista apontava as leis sociais como a base da regulamentação da vida humana, da natureza como um todo e até mesmo do próprio universo. (incorreta) VI. O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que fossem identificados, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural. (incorreta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais