Buscar

Assinale a afirmação verdadeira sobre a saliva e sua relação com a imunidade bucal: A microbiota bucal não está relacionada às respostas imunológi...

Assinale a afirmação verdadeira sobre a saliva e sua relação com a imunidade bucal:

A microbiota bucal não está relacionada às respostas imunológicas pois entre os microrganismos dessa colonização microbiana das superfícies orais e tecidos subjacentes não estão os patógenos portadores de fatores antimicrobianos que podem se instalar e colonizar o ambiente oral e nem induzir a formação de anticorpos.
A perda acentuada da função salivar não tem relação com o risco de desenvolver cárie, pois a saliva tem a função apenas de lubrificar os tecido epitelial intrabucal.
O sistema imune específico apresenta células e órgãos especializados que produzem imunoglobulinas com especificidade para moléculas ou células estranhas que resulta na neutralização ou eliminação da substância exógena e difere do sistema inespecífico por possuir memória. As imunoglobulinas IgA, IgM e IgG estão implicadas na imunidade à cárie.
O sistema específico é composto por glicoproteínas de alto peso molecular como mucinas, peptideoglicanas e aglutininas com atividade antimicrobiana. Essas proteínas revelam características de memória imunológica e estão sujeitas a estímulos específicos, e nem conseguem interagir com as imunoglobulinas presentes na saliva.
a) A afirmativa 1 está correta.
b) A afirmativa 2 está correta.
c) A afirmativa 3 está correta.
d) A afirmativa 4 está correta.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Objetiva 01
2 pág.

Imunologia Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) A afirmativa 3 está correta. O sistema imune específico apresenta células e órgãos especializados que produzem imunoglobulinas com especificidade para moléculas ou células estranhas que resulta na neutralização ou eliminação da substância exógena e difere do sistema inespecífico por possuir memória. As imunoglobulinas IgA, IgM e IgG estão implicadas na imunidade à cárie.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais