Buscar

Chamados popularmente de zeppelins em homenagem ao famoso inventor e aeronauta alemão Conde Ferdinand von Zeppelin, os dirigíveis de estrutura rígi...

Chamados popularmente de zeppelins em homenagem ao famoso inventor e aeronauta alemão Conde Ferdinand von Zeppelin, os dirigíveis de estrutura rígida constituíram-se no principal meio de transporte aéreo das primeiras décadas do século XX. O maior e mais famoso deles foi o Hindenburg LZ 129, dirigível cuja estrutura tinha 245 metros de comprimento e 41,2 metros de diâmetro na parte mais larga. Alcançava a velocidade de 135 km/h e sua massa total, incluindo o combustível e quatro motores de 1100 HP de potência cada um, era de 214 toneladas. Transportava 45 tripulantes e 50 passageiros, estes últimos alojados em camarotes com água corrente e energia elétrica. O Hindenburg ascendia e mantinha-se no ar graças aos 17 balões menores instalados no seu bojo, isto é, dentro da estrutura, que continham um volume total de 20000 m3 de gás Hidrogênio e deslocavam igual volume de ar. Dado que a massa específica do Hidrogênio é 0,09 kg/m3 , a massa específica do ar é 1,30 kg/m3 e aceleração da gravidade é 10 m/s2, considere as seguintes afirmacoes:

I . Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível Hindenburg mantinha-se no ar.

II. O Princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe.

III .É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás Hidrogênio contido no seu interior.

IV. O empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60 x 105 N.

V. A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores.

VI. Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e, assim, o dirigível poderia descer.

Qual das alternativas abaixo representa as afirmações corretas

I. Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível Hindenburg mantinha-se no ar.
II. O Princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe.
III. É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás Hidrogênio contido no seu interior.
IV. O empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60 x 105 N.
V. A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores.
VI. Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e, assim, o dirigível poderia descer.
I, II, IV e VI
III e VI
nenhuma das anteriores
IV e VI
I, II, III e V

Essa pergunta também está no material:

FENÔMENOS DE TRANSPORTE
4 pág.

Fenômenos de Transporte I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: III e VI. Explicação: I. Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível Hindenburg mantinha-se no ar. (Incorreta, pois a potência dos motores era responsável pelo deslocamento do dirigível, mas não pela sua sustentação no ar). II. O Princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe. (Incorreta, pois o Princípio de Arquimedes é válido para qualquer corpo que esteja imerso em um fluido, incluindo gases). III. É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás Hidrogênio contido no seu interior. (Correta, pois o empuxo é igual ao peso do fluido deslocado, neste caso, o ar). IV. O empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60 x 105 N. (Incorreta, pois o valor do empuxo não foi informado no texto). V. A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores. (Incorreta, pois a força ascensional do dirigível era proporcionada pelo empuxo gerado pelo gás Hidrogênio contido em seus balões). VI. Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e, assim, o dirigível poderia descer. (Correta, pois ao reduzir o volume de gás Hidrogênio nos balões, o empuxo diminui e o dirigível perde sustentação, podendo descer).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais