Buscar

A Bioquímica é uma ciência muito recente, que surgiu em meados do século XX. Tem suas origens tanto nos conhecimentos da Química como da Biologia, ...

A Bioquímica é uma ciência muito recente, que surgiu em meados do século XX. Tem suas origens tanto nos conhecimentos da Química como da Biologia, particularmente no interesse do homem em compreender as transformações que ocorrem nos organismos vivos, responsáveis por sua origem, crescimento e desenvolvimento. Sem dúvida, uma das moléculas mais importantes para os seres vivos é a água. Dentro desse contexto, assinale a alternativa incorreta.

a) Uma célula, em meio isotônico, não ganha nem perde água, pois se encontra em equilíbrio osmótico, no entanto, quando está em meio hipertônico, essa célula adquire água.

b) Nos organismos multicelulares, o pH dos fluidos extracelulares também é fortemente regulado, e essa constância do pH é alcançada devido à ação dos tampões biológicos.

c) Um sistema de tamponamento essencial nos organismos multicelulares é o sistema bicarbonato, que atua evitando variações bruscas de pH no plasma sanguíneo.

d) A água é fundamental para todos os seres vivos, pois desempenha importantes funções nos sistemas biológicos, tais como: transporte de substâncias e participação em reações químicas.

e)As substâncias de natureza básica, quando dissolvidas em água, aumentam a concentração dos íons hidroxilas [OH-] no meio.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "a". Em meio isotônico, a célula não ganha nem perde água, pois está em equilíbrio osmótico, ou seja, a concentração de solutos dentro e fora da célula é a mesma. Quando a célula está em meio hipertônico, ela perde água, e não adquire água como afirmado na alternativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais