Buscar

Compactação é o processo mecânico de aplicação de forças externas, destinadas a reduzir o volume dos vazios do solo, até atingir a massa específica...

Compactação é o processo mecânico de aplicação de forças externas, destinadas a reduzir o volume dos vazios do solo, até atingir a massa específica máxima, resistência e estabilidade. Na figura a seguir, pontos notáveis na curva de compactação sua correta interpretação é significativa.

Figura. Curva de compactação. Fonte: TONIN, 2016.

Nesse contexto, analise as seguintes sentenças:

I- O teor de umidade corresponde à quantidade mínima de água, necessária para se atingir a umidade ótima para a compactação.

II- Nos solos argilosos, a curva de compactação é côncava, e no ramo seco da curva o peso específico cresce com o teor de umidade, até a umidade ótima.

III- No campo a energia de compactação, fornecida pela ação dos equipamentos compactadores, depende da espessura da camada, do número de passadas, e da velocidade de compactação do rolo compactador.

IV- Na compactação ocorre a impermeabilização, devido a redução do coeficiente de permeabilidade, resultante do aumento do volume de vazios.

Assinale a alternativa que apresenta a opção correta.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais