Buscar

241. Uma mulher de 76 anos foi admitida na enfermaria com história de 1 ano de parestesias nos membros inferiores. A 1 mês da internação, parou de ...

241. Uma mulher de 76 anos foi admitida na enfermaria com história de 1 ano de parestesias nos membros inferiores. A 1 mês da internação, parou de deambular. No laboratório, apresentava Hb = 8,4g/dL, VCM = 110fL, hipersegmentação de neutrófilos e presença de anticorpos anticélulas parietais. O diagnóstico aponta para:

A presença de macrocitose Volume Corpuscular Médio(VCM) acima de 100 fL - associada a manifestações neurológicas - ataxia, alteração da propriocepção, demência, parestesias e alteração da sensibilidade vibratória - sugere fortemente o diagnóstico de anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
A identificação de anticorpos contra as células parietais é compatível com o diagnóstico de anemia perniciosa - doença autoimune - que resulta em gastrite atrófica crônica, com consequente comprometimento da absorção dessa vitamina.
Para que haja a absorção de B12, é necessário o Fator Intrínseco (FI), produzido pelas células parietais estomacais. O complexo B12+FI é interiorizado pela borda em escova dos enterócitos. Nos enterócitos, o complexo se dissocia e a B12 se liga à transcobalamina, podendo se deslocar no plasma para chegar aos demais tecidos.
a. anemia perniciosa

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-508
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico aponta para anemia perniciosa, uma doença autoimune que resulta em gastrite atrófica crônica, com consequente comprometimento da absorção da vitamina B12. A presença de macrocitose Volume Corpuscular Médio(VCM) acima de 100 fL - associada a manifestações neurológicas - ataxia, alteração da propriocepção, demência, parestesias e alteração da sensibilidade vibratória - sugere fortemente o diagnóstico de anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12. Para que haja a absorção de B12, é necessário o Fator Intrínseco (FI), produzido pelas células parietais estomacais. O complexo B12+FI é interiorizado pela borda em escova dos enterócitos. Nos enterócitos, o complexo se dissocia e a B12 se liga à transcobalamina, podendo se deslocar no plasma para chegar aos demais tecidos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando