Buscar

De acordo com as diretrizes atuais para a abordagem das pneumonias comunitárias qual das opções abaixo aponta a melhor decisão quanto ao ambiente d...

De acordo com as diretrizes atuais para a abordagem das pneumonias comunitárias qual das opções abaixo aponta a melhor decisão quanto ao ambiente de tratamento e antibioticoterapia para este caso?

Paciente do sexo masculino, tabagista, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, 67 anos, deu entrada na emergência deste hospital com quadro de febre alta, tosse com expectoração esverdeada, dispneia moderada.
Não havia história de internações ou antibioticoterapia recente.
Ao exame físico apresentava fácies de sofrimento agudo, temperatura axilar de 38,5° C, FR = 32 irpm, PA = 142 x 96 mmHg, FC = 108 bpm, crepitação em metade inferior de hemitórax esquerdo.
SpO2 assinalava 93%.
Hemograma revelava hematócrito de 47%, leucometria de 13800/mm³ com diferencial 0/0/0/0/10/76/12/2, creatinina = 0,9 mg/dl, ureia= 42 mg/dl, glicemia = 123 mg/dl.
Seu raio X de tórax segue abaixo: (VER IMAGEM).
A - hospitalização com amoxicilina/clavulanato e claritromicina

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-625
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as diretrizes atuais para a abordagem das pneumonias comunitárias, a melhor decisão quanto ao ambiente de tratamento e antibioticoterapia para o caso descrito seria a hospitalização com amoxicilina/clavulanato e claritromicina. Essa escolha se baseia no fato de que o paciente apresenta um quadro de pneumonia adquirida na comunidade, com sinais de gravidade, como febre alta, dispneia moderada e crepitação em metade inferior de hemitórax esquerdo. Além disso, o paciente é tabagista e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, o que aumenta o risco de complicações. A escolha dos antibióticos amoxicilina/clavulanato e claritromicina se deve ao fato de que esses medicamentos têm boa atividade contra os agentes mais comuns que causam pneumonia adquirida na comunidade, como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Mycoplasma pneumoniae.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais