Buscar

Está correto o que se afirma APENAS em I - É nulo o negócio jurídico que tiver por objetivo fraudar lei imperativa. II - O negócio jurídico realiz...

Está correto o que se afirma APENAS em

I - É nulo o negócio jurídico que tiver por objetivo fraudar lei imperativa.
II - O negócio jurídico realizado em fraude contra credores é anulável.
III - Os prazos prescricionais e decadenciais não correm contra o militar que estiver servindo em tempo de guerra.
IV - A sub-rogação opera-se de pleno direito em favor do terceiro interessado, que paga a dívida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.
V - Quando a lei prescrever determinada forma no processo, sem cominação de nulidade, o Juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
VI - Da sentença que concede a ordem no Mandado de Segurança caberá apelação, recebida no efeito meramente devolutivo.
VII - A competência para autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, é atribuída pela Constituição Federal, em caráter privativo, ao Senado Federal.
VIII - Quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado plano plurianual.
IX - Levando-se em conta a Lei no 4.320/64 e a definição de Aliomar Baleeiro, segundo a qual “despesa pública é a aplicação de certa quantia, em dinheiro, por parte da autoridade ou agente público competente, dentro de uma autorização legislativa, para execução de fim a cargo do governo”, a despesa pública será realizada na seguinte ordem: empenho, liquidação da despesa, ordem de pagamento e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.

Essa pergunta também está no material:

Agente da Fiscalização Financeira - PROVA 2
13 pág.

Administração Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III. A afirmativa I está correta, pois o negócio jurídico que tiver por objetivo fraudar lei imperativa é nulo, conforme previsto no artigo 166, VI do Código Civil. Já a afirmativa III também está correta, pois os prazos prescricionais e decadenciais não correm contra o militar que estiver servindo em tempo de guerra, conforme previsto no artigo 198, I do Código Civil. As demais afirmativas estão incorretas, pois: - A afirmativa II está incompleta e incorreta, pois o negócio jurídico realizado em fraude contra credores é anulável, conforme previsto no artigo 158 do Código Civil. - A afirmativa IV está incorreta, pois a sub-rogação não opera-se de pleno direito, mas sim mediante declaração do terceiro interessado, conforme previsto no artigo 346 do Código Civil. - A afirmativa V está incorreta, pois quando a lei prescrever determinada forma no processo, sem cominação de nulidade, o ato será considerado nulo se não for realizado dessa forma, conforme previsto no artigo 154 do Código de Processo Civil. - A afirmativa VI está incorreta, pois da sentença que concede a ordem no Mandado de Segurança não cabe apelação, mas sim recurso ordinário, conforme previsto no artigo 14 da Lei nº 12.016/2009. - A afirmativa VII está incorreta, pois a competência para autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, é atribuída pela Constituição Federal, em caráter privativo, ao Presidente da República, conforme previsto no artigo 84, VIII da Constituição Federal. - A afirmativa VIII está incorreta, pois quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado Lei de Diretrizes Orçamentárias, e não o Plano Plurianual, conforme previsto no artigo 165, § 2º da Constituição Federal. - A afirmativa IX está incorreta, pois a ordem correta da despesa pública é empenho, liquidação da despesa, pagamento e ordem de pagamento, conforme previsto no artigo 63 da Lei nº 4.320/64.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina