Buscar

O Art.94 da Constituição Federal versa sobre o chamado quinto constitucional: Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais...

O Art.94 da Constituição Federal versa sobre o chamado quinto constitucional: Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados 4 Do Poder Judiciário de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. (BRASIL, 1988). Diante deste contexto CONSIDERE os enunciados:

I. o quinto constitucional não se aplica à Justiça do Trabalho..

II. O procedimento do quinto constitucional está descrito na Constituição Federal.

III. É imprescindível a realização de sabatina do Senado para o ingresso à magistratura por meio do quinto constitucional.

Está correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:

a. I e III, apenas

b. I e II, apenas

c. II e III, apenas.

d. I, II e III

e. II, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Art. 94 da Constituição Federal estabelece o chamado quinto constitucional, que determina que um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados do Poder Judiciário de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. Diante desse contexto, a alternativa correta é a letra "b. I e II, apenas", pois o quinto constitucional se aplica apenas aos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios, conforme o Art. 94 da Constituição Federal, e o procedimento do quinto constitucional está descrito na Constituição Federal. Não é imprescindível a realização de sabatina do Senado para o ingresso à magistratura por meio do quinto constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais