Buscar

Um paciente de 60 anos realizou ultrassonografia devido a queixas vagas de desconforto abdominal, sendo observados fígado atrófico com aspecto micr...

Um paciente de 60 anos realizou ultrassonografia devido a queixas vagas de desconforto abdominal, sendo observados fígado atrófico com aspecto micronodular, esplenomegalia e ascite discreta. Relatava ingestão alcoólica de cerca de 60 g/dia há mais de 30 anos. Exames complementares: sorologias para hepatites virais A, B e C negativas e endoscopia digestiva alta normal. Qual destas orientações seria adequada no momento?

Indicar vacinação contra influenza, pneumococo e hepatites A e B
Correto. Pois, deve-se prevenir infecção por germes capsulados, principalmente, como foco de Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE).

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1514
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A orientação adequada no momento seria indicar a vacinação contra influenza, pneumococo e hepatites A e B. Isso porque o paciente apresenta fígado atrófico com aspecto micronodular, esplenomegalia e ascite discreta, além de relatar ingestão alcoólica de cerca de 60 g/dia há mais de 30 anos, o que aumenta o risco de infecção por germes capsulados, principalmente como foco de Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE). A vacinação é uma medida preventiva importante para evitar complicações em pacientes com doença hepática crônica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais