Buscar

Entre 1822 e 1831, D. Pedro I é Imperador do Brasil, num período denominado Primeiro Reinado. Uma crise na Coroa Portuguesa acaba convencendo o Imp...

Entre 1822 e 1831, D. Pedro I é Imperador do Brasil, num período denominado Primeiro Reinado. Uma crise na Coroa Portuguesa acaba convencendo o Imperador a deixar o Brasil, assumindo o trono de Portugal e legando ao seu filho o trono brasileiro. Entre 1831 e 1840, temos um período em que o país assistiu a uma sucessão de regências, enquanto D. Pedro II não ocupasse o trono, em virtude de sua pouca idade. Com relação ao período Regencial, analise as sentenças a seguir:

I- Logo após a abdicação de D. Pedro I, funcionou uma Regência provisória, composta por três indivíduos, que governaram o país entre maio e julho de 1831, quando é sucedida por uma Regência Trina Permanente.

II- A Regência Trina Permanente funcionou até 1835, garantindo sucessivos sucessos no controle das agitações populares, mas acabou incrementando o arcabouço legal do Império, extinguindo o Poder Moderador.

III- O ambiente conturbado das regências e o caráter descentralizador das medidas animavam a elite carioca no sentido de apostar na saída monárquica. 

IV- A Regência Trina Permanente funciona até 1835, não obtendo sucesso no controle das agitações populares, mas acabou incrementando o arcabouço legal do Império, limitando o Poder Moderador dos regentes e instituindo a Regência Una. Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, II e III estão corretas.


B) As sentenças II, III e IV estão corretas.


C) As sentenças I, II e IV estão corretas.


D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais