Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o recurso financeiro para a vigilância sanitária podemos afirmar:

1. A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 estabelece que o reajuste financeiro só pode ocorrer a cada triênio e não anualmente.
2. A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, regulamentou as responsabilidades e definiu diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
3. A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 não prevê nenhum reajuste para os recursos financeiros da vigilância sanitária.
4. A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 estabelece que o reajuste financeiro de acordo com o número de nascimentos no país.
5. A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 visa o enfraquecimento do processo de descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas." Justificativa: - A afirmativa 1 está correta, pois a Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 estabelece que o reajuste financeiro só pode ocorrer a cada triênio e não anualmente. - A afirmativa 2 está correta, pois a Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, regulamentou as responsabilidades e definiu diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. - A afirmativa 3 está correta, pois a Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 não prevê nenhum reajuste para os recursos financeiros da vigilância sanitária. As afirmativas 4 e 5 estão incorretas, pois a Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013 não estabelece reajuste financeiro de acordo com o número de nascimentos no país e nem visa o enfraquecimento do processo de descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a história da vigilância sanitária do Brasil, podemos afirmar:

1. A iniciativa de instituir a vigilância sanitária no Brasil seguiu o modelo europeu para a sua instituição.
2. A vigilância sanitária no Brasil, inicialmente só tinha como objetivo o controle de epidemiologias no país, sem fins comerciais.
3. A primeira iniciativa de vigilância sanitária no Brasil ocorreu após a chegada da família Real no Brasil devido a inserção do país na rota comercial internacional.
4. Só após o Brasil torna-se república é que começou as primeiras iniciativas de instituição da vigilância sanitária.
5. Somente na década de 90, após a instituição do Sistema Único de Saúde é que houve as primeiras inciativas de instituir a vigilância sanitária.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) Apenas a afirmativa 2 está correta.
c) Apenas a afirmativa 3 está correta.
d) Apenas as afirmativas 3 e 4 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

A história da vigilância sanitária no Brasil teve início com a vinda da Família Real para o Brasil e a sua inserção na rota internacional do comércio. Sobre a história da vigilância sanitária podemos afirmar:

1. Nas décadas de 30 a 45, houve um crescimento na indústria farmacêutica, indústria química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
2. Nas décadas de 30 a 45, houve um desenvolvimento da vigilância sanitária no Brasil, com a criação de órgãos específicos para a fiscalização de alimentos e medicamentos.
3. A partir da década de 60, a vigilância sanitária passou a ser mais abrangente, incluindo a fiscalização de serviços de saúde e ações de prevenção de doenças.
4. A criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ocorreu em 1999, com o objetivo de unificar e fortalecer a vigilância sanitária no país.
5. A vigilância sanitária no Brasil sempre foi uma responsabilidade exclusiva do governo federal, sem a participação de estados e municípios.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina