Buscar

9-Mário é proprietário de uma fazenda no interior de São Paulo. Em visita à capital paulista, ele se compadeceu ao ver um casal com 5 filhos de ida...

9-Mário é proprietário de uma fazenda no interior de São Paulo. Em visita à capital paulista, ele se compadeceu ao ver um casal com 5 filhos de idades entre três e cinco anos morando na rua sob um viaduto. Mario resolveu recolher a família e os levou para sua fazenda. Lá, ele os colocou para viver em uma das casas da propriedade e ofereceu trabalho ao pai das crianças na plantação de laranjas que possuía, e também para a mãe, como doméstica, na sua residência dentro da propriedade. Certo dia, a mãe das crianças precisou se deslocar até a cidade mais próxima para ir ao médico. As 5 crianças foram com o pai para a plantação de laranja e ficaram brincando entre as laranjeiras. Ocorre que por uma denúncia anônima a polícia foi até a fazenda e constatou um flagrante delito de trabalho infantil e situação análoga a de escravo em razão de o pai das crianças estar trabalhando sob o sol forte com os 5 filhos. Mario foi preso em flagrante e, na Delegacia, a autoridade policial responsável lavrou o flagrante e recolheu Mario ao cárcere da delegacia. Assim:

Mário pode ser responsabilizado pelo crime de trabalho infantil e situação análoga a de escravo.
A autoridade policial responsável pela lavratura do flagrante é a autoridade coatora no caso de eventual impetração de habeas corpus.
A competência para julgar o habeas corpus de Mario é da Justiça Criminal de Primeira Instância de São Paulo.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

ASG pratica juridica penal pratica juridica constitucional e tributária responsabilidade civil
15 pág.

Pratica Juridica Tributária Centro Universitário MóduloCentro Universitário Módulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: I - Mário pode ser responsabilizado pelo crime de trabalho infantil e situação análoga a de escravo, pois, mesmo que tenha oferecido abrigo e trabalho ao pai das crianças, não é permitido o trabalho de menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Além disso, a situação de trabalho em condições degradantes e semelhantes à escravidão também é proibida por lei. II - A autoridade policial responsável pela lavratura do flagrante é a autoridade coatora no caso de eventual impetração de habeas corpus, pois é a responsável pela prisão em flagrante de Mário. III - A competência para julgar o habeas corpus de Mario é da Justiça Criminal de Primeira Instância de São Paulo, o que não é correto, pois a competência para julgar o habeas corpus é do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais