Buscar

A Norma Brasileira de ensaio de compactação prevê as seguintes alternativas de ensaio. Exceto: a. Ensaio em solo com pedregulho, pois, quando o s...

A Norma Brasileira de ensaio de compactação prevê as seguintes alternativas de ensaio. Exceto:


a. Ensaio em solo com pedregulho, pois, quando o solo apresenta quantidade considerável de pedregulho, a sua compactação em cilindro com 10 cm de diâmetro impõe dificuldades. Assim, a norma NBR 7182/86 indica que a compactação seja feita num cilindro com volume de 2085 cm³ e o solo é compactado em cinco camadas, aplicando-se 12 golpes por camada, com um soquete de 4,536 kg e altura de queda de 45,7 cm.
b. Ensaio em solo arenoso, pois, utilizando-se da quantidade considerável de pedras, a sua compactação em cilindro com 5 cm de diâmetro impõe dificuldades. Assim, a norma NBR 7182/90 indica que a compactação seja feita num cilindro com volume de 16.085 cm³ e o solo é compactado em cinco camadas, aplicando-se 22 golpes por camada, com um soquete de 7,536 kg e altura de queda de 55,7 cm.
c. Ensaio sem reuso do material, que pode ser feito com amostras virgens para cada ponto da curva. Embora exija maior quantidade de material, o resultado é mais confiável. Em alguns casos, é imprescindível que assim seja feito, por exemplo, quando as partículas são facilmente quebradiças, de tal maneira que a amostra para o segundo ponto já se mostra diferente da original pela quebra de grãos.
d. Ensaio sem secagem prévia do solo, pois a experiência tem mostrado que a secagem prévia do solo influi nas propriedades do solo, além de dificultar a posterior homogeneização da umidade incorporada.

Essa pergunta também está no material:

45A113Compactação dos SolosAtividade de Fixação 12
4 pág.

Mecânica dos Solos I Escola Politecnica Belo HorizonteEscola Politecnica Belo Horizonte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Ensaio em solo arenoso, pois, utilizando-se da quantidade considerável de pedras, a sua compactação em cilindro com 5 cm de diâmetro impõe dificuldades. Assim, a norma NBR 7182/90 indica que a compactação seja feita num cilindro com volume de 16.085 cm³ e o solo é compactado em cinco camadas, aplicando-se 22 golpes por camada, com um soquete de 7,536 kg e altura de queda de 55,7 cm." As outras alternativas apresentam informações corretas sobre a norma de ensaio de compactação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais