Buscar

Em 1859, Pedro Lessa publicou uma resenha acerca da obra de Varnhagen, afirmando um excesso de pretensão do autor na proposição de uma história ge...


Em 1859, Pedro Lessa publicou uma resenha acerca da obra de Varnhagen, afirmando um excesso de pretensão do autor na proposição de uma história geral do Brasil. Quais razões o levaram a essa interpretação?

(   ) Segundo Lessa, um problema central na obra de Varnhagen foi querer escrever uma obra dotada de definitividade sobre a história brasileira.

(    ) Para Lessa, Varnhagen não permitiu a participação de outros intelectuais do instituto na obra pois pretendia ser reconhecido com o autor da obra definitiva sobre a história do Brasil.

(   ) Lessa e Varnhagen disputaram um concurso e, por não ter sido escolhido para o trabalho, Lessa se colocou como antagonista da obra de Varnhagen.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta a opção correta a respeito das assertivas acima:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: ( ) Segundo Lessa, um problema central na obra de Varnhagen foi querer escrever uma obra dotada de definitividade sobre a história brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais