Buscar

Assinale a alternativa correta: I. A localização do centro de gravidade do corpo humano é aproximadamente 55 a 57% da altura de um indivíduo, send...

Assinale a alternativa correta:

I. A localização do centro de gravidade do corpo humano é aproximadamente 55 a 57% da altura de um indivíduo, sendo que a sua marca se encontra perto do nível das espinhas ilíacas anterossuperiores.
II. Clinicamente, conhecer a localização do centro de gravidade não é importante, pois isso não depende dos ajustes de sobrecargas de exercícios e propensão de quedas, bem como facilitar o estudo da biomecânica do corpo nas atividades de vida diária.
III. Quando se está de pé em postura ereta sem ação de alguma força, o corpo tende a ficar equilibrado, isso ocorre devido ao resultado do equilíbrio entre a força da gravidade e de contração dos grupos musculares. Pode-se ainda se equilibrar caminhando, correndo, saltando, entre outros. O grau de estabilidade depende de quatro fatores, exceto: Altura da base de sustentação ou de apoio, Localização do centro de gravidade em relação à base de apoio, Localização da linha de gravidade na base de sustentação e Peso corporal.
IV. Marcha significa locomoção ou deambulação do indivíduo, e consiste na realização de movimentos alternados dos membros inferiores. O ciclo da marcha é considerado o movimento que se inicia e termina quando o pé entra em contato com o solo. Sobre o ciclo da marcha, analise os itens a seguir: I. Contato inicial (do calcanhar no solo): é o momento em que o calcanhar de um dos membros inferiores entra em contato com o solo e corresponde a 0% do ciclo da marcha. II. Apoio final (desprendimento do calcanhar): é o momento em que o calcanhar se desprende ou sai do solo e corresponde de 30 a 40% do ciclo da marcha. III. Resposta à carga (pé plano): é o momento em que toda a planta do pé toca o solo e corresponde a 70% do ciclo da marcha. IV. Balanço inicial: os dedos são retirados do solo até o balanço médio, correspondendo de 10 a 20% do ciclo da marcha. Nesse momento, o pé não está mais em contato com o solo. V. Balanço médio: a perna na fase de balanço passa o membro inferior de apoio.
V. O Controle do equilíbrio é classificado em três tipos, são eles: o Controle do equilíbrio estático, o Controle do equilíbrio dinâmico e as Reações posturais automáticas. Assinale a alternativa que contém a respectiva definição dos três tipos da classificação do Controle de equilíbrio: O Controle do equilíbrio estático é a capacidade que o indivíduo tem para manter uma postura antigravitacional estável, o Controle do equilíbrio dinâmico fornece a estabilização do corpo quando a superfície de apoio está em movimento ou nas transferências da posição de pé para sentar ou andar, as Reações posturais automáticas mantêm o equilíbrio em resposta às perturbações rápidas, como aquela que ocorre durante a aceleração do ônibus quando se está em pé.
o Todas são falsas
o II e III são falsas
o I e III são verdadeiras
o Todas são verdadeiras
o I e II são verdadeiras

Essa pergunta também está no material:

cinesiologiaAOL2.docx
3 pág.

Anatomia Aplicada A Fisioterapia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "I e III são verdadeiras". Justificativa: I. A localização do centro de gravidade do corpo humano é aproximadamente 55 a 57% da altura de um indivíduo, sendo que a sua marca se encontra perto do nível das espinhas ilíacas anterossuperiores. III. Quando se está de pé em postura ereta sem ação de alguma força, o corpo tende a ficar equilibrado, isso ocorre devido ao resultado do equilíbrio entre a força da gravidade e de contração dos grupos musculares. Pode-se ainda se equilibrar caminhando, correndo, saltando, entre outros. O grau de estabilidade depende de quatro fatores, exceto: Altura da base de sustentação ou de apoio, Localização do centro de gravidade em relação à base de apoio, Localização da linha de gravidade na base de sustentação e Peso corporal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais