Buscar

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se refere à Lei nº 9.503, sancionada no dia 23 de setembro de 1997. Possui como objetivo principal proporcion...

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se refere à Lei nº 9.503, sancionada no dia 23 de setembro de 1997. Possui como objetivo principal proporcionar maior segurança aos usuários das vias de trânsito do país. Com base nesta afirmação, temos como verdadeiras as assertivas:

As revogações expressas de Resoluções não demandam qualquer explicação ou justificativa, valendo a vontade do órgão que as editou, razão pela qual consta no Índice numérico das Resoluções do CONTRAN a anotação de que a mesma foi revogada e a indicação daquela que a revogou.
Diversas resoluções consideradas como derrogadas ou revogadas tacitamente não poderão ensejar interpretações diferentes ante a inexistência de revogação expressa e a disposição clara do Código de Trânsito Brasileiro da recepção de todas as Resoluções anteriores naquilo que conflitassem com as disposições da lei.
Toda e qualquer conduta adotada nas vias de trânsito em nosso país (circulação, parada, estacionamento, carga/descarga) será fiscalizada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Procurando, dessa forma, maior segurança aos usuários do trânsito e, consequentemente buscando reduzir ao máximo o número de mortes e feridos nas vias.
Impulso significativo para participação cidadã na gestão do trânsito foi dado pela edição da Resolução 231, em setembro de 2004, para cuja elaboração foram ouvidos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e a sociedade, em todas as unidades da federação e nos diversos foros de discussão e debates coordenados pelo Ministério das Cidades e pelo Denatran.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
3 pág.

legislação de transito UnifaelUnifael

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas a segunda assertiva é verdadeira: "Diversas resoluções consideradas como derrogadas ou revogadas tacitamente não poderão ensejar interpretações diferentes ante a inexistência de revogação expressa e a disposição clara do Código de Trânsito Brasileiro da recepção de todas as Resoluções anteriores naquilo que conflitassem com as disposições da lei." As outras assertivas não são verdadeiras. A primeira assertiva é falsa, pois as revogações expressas de Resoluções demandam explicação ou justificativa, e a anotação de que a mesma foi revogada e a indicação daquela que a revogou constam no Índice numérico das Resoluções do CONTRAN. A terceira assertiva é falsa, pois o CTB não fiscaliza toda e qualquer conduta adotada nas vias de trânsito, mas sim estabelece normas e diretrizes para o trânsito. A quarta assertiva é falsa, pois a Resolução 231 não foi editada para dar impulso significativo para participação cidadã na gestão do trânsito, mas sim para estabelecer procedimentos para a expedição de notificação de autuação e de penalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais