Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os transtornos mentais, assinale a afirmativa INCORRETA:

Depressão, estado de stress pós-traumático e transtorno do ciclo vigília-sono estão entre os agravos reconhecidos pelo Ministério da Saúde como potencialmente relacionados ao trabalho.
Exaustão emocional, despersonalização e redução de realização profissional integram as manifestações clássicas da Síndrome de Burnout.
Transtornos mentais representam importante causa de afastamento do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Trabalhadores com diagnóstico de transtorno mental devem ser encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realização de perícia médica após emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
A) Depressão, estado de stress pós-traumático e transtorno do ciclo vigília-sono estão entre os agravos reconhecidos pelo Ministério da Saúde como potencialmente relacionados ao trabalho.
B) Exaustão emocional, despersonalização e redução de realização profissional integram as manifestações clássicas da Síndrome de Burnout.
C) Transtornos mentais representam importante causa de afastamento do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
D) Trabalhadores com diagnóstico de transtorno mental devem ser encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realização de perícia médica após emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra D. Trabalhadores com diagnóstico de transtorno mental devem ser encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realização de perícia médica após emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). A emissão da CAT é necessária para que o trabalhador possa receber o benefício previdenciário, mas não é obrigatória para que ele seja encaminhado para a perícia médica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

04.(PSU-MG 2018 ACESSO DIRETO) - No que concerne às doenças infecto-parasitárias, assinale a alternativa ERRADA:

Na fase aguda da doença de Chagas, além do chamado complexo oftalmo-linfonodal ("sinal de Romaña"), podem surgir manifestações de meningoencefalite que, em geral, são discretas, mas podem, eventualmente, dominar a sintomatologia, sobretudo em crianças.
Na febre chikungunya, causada por um alfavírus de origem africana transmitido ao ser humano pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, ocorre evidente poliartrite na maioria dos casos; mas, a exemplo do que acontece com a febre, as manifestações articulares são fugazes e regridem inteiramente dentro de, no máximo, 15 dias.
Na leptospirose íctero-hemorrágica, mesmo na vigência de insuficiência renal aguda, costuma ocorrer hipocalemia, em razão do intenso acometimento tubular, acompanhado de aumento da caliurese; ademais, observam-se, com frequência, dores nas panturrilhas e aumento dos níveis séricos da creatinofosfoquinase decorrentes da necrose hialina das fibras musculares esqueléticas.
Na salmonelose septicêmica prolongada, que habitualmente se associa à esquistossomose hepatoesplênica, as bactérias se abrigam no trato digestivo do Schistosoma mansoni, nesses casos, o tratamento da helmintíase pode acompanhar-se da cura da infecção bacteriana.
A) Na fase aguda da doença de Chagas, além do chamado complexo oftalmo-linfonodal ("sinal de Romaña"), podem surgir manifestações de meningoencefalite que, em geral, são discretas, mas podem, eventualmente, dominar a sintomatologia, sobretudo em crianças.
B) Na febre chikungunya, causada por um alfavírus de origem africana transmitido ao ser humano pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, ocorre evidente poliartrite na maioria dos casos; mas, a exemplo do que acontece com a febre, as manifestações articulares são fugazes e regridem inteiramente dentro de, no máximo, 15 dias.
C) Na leptospirose íctero-hemorrágica, mesmo na vigência de insuficiência renal aguda, costuma ocorrer hipocalemia, em razão do intenso acometimento tubular, acompanhado de aumento da caliurese; ademais, observam-se, com frequência, dores nas panturrilhas e aumento dos níveis séricos da creatinofosfoquinase decorrentes da necrose hialina das fibras musculares esqueléticas.
D) Na salmonelose septicêmica prolongada, que habitualmente se associa à esquistossomose hepatoesplênica, as bactérias se abrigam no trato digestivo do Schistosoma mansoni, nesses casos, o tratamento da helmintíase pode acompanhar-se da cura da infecção bacteriana.

Dentre as opções abaixo, qual é a abordagem subsequente MAIS ADEQUADA?

Ao exame, havia redução dos sons respiratórios no hemitórax direito.
Radiografia de tórax evidenciou grande derrame pleural.
O líquido pleural colhido por toracocentese estava turvo, com pH 7,18, leucócitos 60.000/mm³, hemácias 15.000/mm³, presença de numerosos diplococos Gram positivo à coloração pelo Gram, glicose 48mg/dl, proteína 3,8g/dL e desidrogenase lática (LDH) 400U/L.
A LDH sérica era 500U/L (valor de referência 50-150U/L).
Nova radiografia de tórax, realizada após a toracocentese, revelou imagem de hipotransparência com brocograma aéreo no lobo médio direito, compatível com pneumonia.
Foi, então, instituído tratamento com amoxicilina + clavulanato.
A) Manter acompanhamento com radiografias repetidas.
B) Realizar biópsia pleural.
C) Realizar drenagem do tórax.
D) Reduzir pleurodese.

Qual é a causa MAIS PROVÁVEL da anemia?

Mulher de 83 anos comparece à uma consulta médica para controle de hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito tipo 2 e depressão.
Ela se queixa de fadiga e edema vespertino discreto de membros inferiores.
Faz uso de atenolol 50mg/dia, glibutirida 5mg BID. e paroxetina 20mg/dia.
PA 152/88mmHg, peso 42Kg.
Ao exame, apresenta palidez cutâneo-mucosa e edema periférico 1+.
Sem outras alterações ao exame físico.
Hemoglobina 9,6g/dl (hemácias normocíticas e normocrômicas), leucograma e plaquetas dentro dos limites de normalidade.
Na 136mEq/L, K 4,9mEg/L, Cl 108mEq/L, HC03- 18mEq/L, creatinina 1,5mg/dL e glicose 178mg/dL.
Enzimas hepáticas normais.
A) Anemia de doença crônica secundária de diabetes.
B) Anemia secundária à doença renal crônica.
C) Deficiência de folato devido à baixa ingestão de alimentos associada a depressão.
D) Perda oculta de sangue nas fezes devido a um tumor no cólon.

Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA.

Um paciente de 25 anos recebeu o diagnóstico de linfoma e está em programação para tratamento com esquema R-CHOP (rituximab + ciclofosfamida + doxorrubicina + vincristina + prednisona).
Os resultados das sorologias foram os seguintes: HBsAg negativo, Anti-HBc positivo, anti-HBs negativo.
A) Deve se tratar de exame falso-positivo, e nenhuma conduta específica é necessária.
B) Deve ser solicitada a pesquisa do HBV-DNA e, caso esta seja negativa, o paciente poderá realizar o tratamento proposto sem maiores preocupações quanto à hepatite.
C) O paciente deve iniciar imediatamente o uso de lamivudina que será mantida por seis meses.
D) Se o HBV-DNA for negativo, o paciente deverá realizar tratamento profilático com tenofovir ou entecavir, até um ano após o término da quimioterapia.
E) O tratamento preventivo com entecavir ou tenofovir só será necessário, se o HBV-DNA for maior que 2000 UI/ml.

Qual a principal hipótese diagnóstica para o caso?

Um paciente de 50 anos queixa-se de diarreia há um ano, além de dor abdominal pós-prandial, distensão e perda de peso.
Dentre os exames realizados para investigação diagnóstica, realizou a dosagem da elastase fecal, que teve valores muito reduzidos.
A) Doença celíaca.
B) Doença de Crohn.
C) Insuficiência pancreática exócrina.
D) Retrocolite ulcerativa.
E) Síndrome do intestino irritável.

Qual é a conduta mais adequada para o paciente?

Um paciente de 58 anos, diabético e hipertenso procurou a emergência com queixas de desconforto retroesternal em aperto há doze horas.
Seu exame físico era normal, exceto por leve sudorese, com PA 140x80 mmHg.
ECG de admissão mostrou supradesnivelamento do segmento ST em V2 a V4.
Os resultados de troponina ainda não estão disponíveis, pois ocorreu um problema técnico no laboratório.
A) Realizar angioplastia coronariana.
B) Realizar trombólise.
C) Instituir tratamento clínico com heparina e nitroglicerina.
D) Realizar ecocardiograma transtorácico.
E) Realizar cintilografia miocárdica.

Qual a conduta a ser tomada em um paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio que apresenta melhora da dor após tratamento com aspirina e nitrato sublingual?


A) Enquanto aguarda o resultado da troponina, iniciar betabloqueador, heparina e estatina.
B) Medicar com betabloqueador, estatina e heparina e acionar o grupo de hemodinâmica de plantão para realizar angioplastia percutânea de urgência.
C) Indicar uso de trombolítico imediatamente e, após 24 horas, iniciar heparina.
D) Como a pressão está controlada, iniciar apenas heparina e estatina, enquanto aguarda os resultados laboratoriais
E) Solicitar ecocardiograma para avaliar a hipótese diagnóstica de pericardite.

Em relação ao diagnóstico de hérnia, qual a alternativa correta?


A) A palpação de um ânulo inguinal externo permeável confirma o diagnóstico de hérnia direta.
B) É importante a verificação se houve migração para a bolsa escrotal, o que confirmaria hérnia do tipo indireta.
C) Não há necessidade absoluta de diferenciação entre hérnia direta ou indireta, já que o risco de encarceramento/estrangulamento é o mesmo.
D) Não há necessidade absoluta de diferenciação pré-operatória entre hérnias direta e indireta, já que o reforço da parede é praticamente o mesmo.

Em relação ao diagnóstico de uma paciente com dor abdominal difusa periumbilical de início há 12 horas que, depois, migrou para a fossa ilíaca direita, náuseas e vômitos ocasionais, febre não termometrada, portadora do HIV e em tratamento, qual a alternativa incorreta?


A) A hipersensibilidade à manipulação do colo do útero não é suficiente para confirmar o diagnóstico de Doença Inflamatória Pélvica (DIP).
B) Não se trata de apendicite aguda, pois pacientes soropositivos com apendicite apresentam contagem de leucócitos mais elevada.
C) O resultado do exame de urina não exclui o diagnóstico de apendicite aguda nesse caso.
D) Considerando os achados aos exames físico e laboratoriais, seria desejável a realização de método de imagem.

Mais conteúdos dessa disciplina