Buscar

Na contemporaneidade, a relação dedutiva de performatividade de gênero também vem sendo ressignificada mesmo dentro dos espaços religiosos. Antes, ...

Na contemporaneidade, a relação dedutiva de performatividade de gênero também vem sendo ressignificada mesmo dentro dos espaços religiosos. Antes, o papel de teólogo era destinado somente ao homem hétero, mas atualmente mulheres cis e transgênero estão ocupando esses espaços. Hoje, dentro da religião evangélica, vê-se uma abertura às pessoas binárias e não-binárias. Em outro sentido, é possível observar a mudança estrutural que a Igreja Católica sofreu em sua primeira reforma, a protestante, que reinvindicou o direito do casamento aos padres, que posteriormente se tornaram pastores. Em um sentido bem mais radical, é possível pensar a ruptura simbólica daquele que pode intermediar a palavra de Deus.

Por outro lado, o atual Papa Francisco também se mostra muito mais ligado à fé dos fiéis do que aos postulados morais. Afinal, após o papado de Bento XVI, a igreja vem sinalizando uma possibilidade de ressignificação moral. 

Imagine que você é teólogo e trabalha em uma igreja quando recebe a visita de um casal homoafetivo que irá se unir perante a lei. Contudo, sabem das restrições da Igreja Católica em realizar a celebração e, assim, pedem uma benção. Discorra acerca do tema levando em consideração as posições do atual Papa e o cenário nacional.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A questão apresenta um texto que aborda a ressignificação da performatividade de gênero em espaços religiosos, como a ocupação de mulheres cis e transgênero em espaços antes destinados apenas a homens héteros e a abertura da religião evangélica a pessoas binárias e não-binárias. Além disso, o texto menciona a mudança estrutural que a Igreja Católica sofreu em sua primeira reforma, a protestante, que reivindicou o direito do casamento aos padres, que posteriormente se tornaram pastores. Diante desse contexto, se um casal homoafetivo procurasse um teólogo em uma igreja para receber uma benção, é importante considerar as posições do atual Papa Francisco, que se mostra mais ligado à fé dos fiéis do que aos postulados morais. No entanto, é importante lembrar que a Igreja Católica ainda não permite a celebração de casamentos homoafetivos. Nesse sentido, o teólogo poderia explicar ao casal a posição da Igreja Católica em relação ao casamento homoafetivo, mas também poderia oferecer uma benção para o casal, como forma de acolhimento e respeito à sua união. É importante lembrar que a religião deve ser um espaço de amor, acolhimento e respeito às diferenças, e que a ressignificação da performatividade de gênero em espaços religiosos é um processo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais