Buscar

A pesquisa científica envolve a utilização de métodos e metodologias para alcançar seus objetivos. No entanto, é comum que os termos método e metod...

A pesquisa científica envolve a utilização de métodos e metodologias para alcançar seus objetivos. No entanto, é comum que os termos método e metodologia sejam confundidos ou utilizados de forma equivocada. Considerando a diferença entre método e metodologia, qual das afirmações abaixo está correta?

A) O método é o conjunto de atividades racionais e sistemáticas que visam ao alcance do objetivo da pesquisa, enquanto a metodologia é a aplicação prática desse método.

B) A metodologia é mais importante do que o método na pesquisa científica, pois ela define os princípios teóricos que guiam a escolha dos métodos a serem utilizados.

C) O método se refere ao conjunto de atividades racionais e sistemáticas que serão empregados na pesquisa, enquanto a metodologia é uma reflexão mais ampla sobre como se deve realizar a pesquisa, incluindo a seleção e combinação de métodos, bem como a discussão de aspectos éticos, epistemológicos e ontológicos.

D) O método e a metodologia têm a mesma importância na pesquisa científica, sendo que a escolha adequada de cada um deles é essencial para garantir a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos.

E) Atualmente, método e a metodologia se referem à mesma coisa, ou seja, são termos sinônimos que podem ser usados indistintamente em uma pesquisa científica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O método se refere ao conjunto de atividades racionais e sistemáticas que serão empregados na pesquisa, enquanto a metodologia é uma reflexão mais ampla sobre como se deve realizar a pesquisa, incluindo a seleção e combinação de métodos, bem como a discussão de aspectos éticos, epistemológicos e ontológicos." O método é um conjunto de atividades racionais e sistemáticas que visam alcançar o objetivo da pesquisa, enquanto a metodologia é uma reflexão mais ampla sobre como realizar a pesquisa, incluindo a seleção e combinação de métodos, bem como a discussão de aspectos éticos, epistemológicos e ontológicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais