Buscar

Considere um bloco de massa m = 2,0 kg apoiado sobre uma superfície horizontal e que para entrar em movimento necessita da ação de uma força de mód...

Considere um bloco de massa m = 2,0 kg apoiado sobre uma superfície horizontal e que para entrar em movimento necessita da ação de uma força de módulo igual a 8,0 N. Qual valor do coeficiente de atrito estático entre bloco e a referida superfície? Use g = 10m/s2.

Se corpo é puxado, porém não consegue escorregar na superfície, significa que ele recebeu a ação de uma força de atrito que impede seu movimento.
A força de atrito estático tem um limite máximo, denominado de força de atrito estático máximo.
A) 0,40.
B) 0,20.
C) 0,50.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para encontrar o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície, podemos utilizar a seguinte fórmula: Fat = µest . N Onde Fat é a força de atrito estático, µest é o coeficiente de atrito estático, e N é a força normal exercida pela superfície sobre o bloco. Sabemos que o bloco necessita de uma força de módulo igual a 8,0 N para entrar em movimento. Essa força é igual à força de atrito estático máximo, ou seja: Fat,max = 8,0 N A força normal N é igual ao peso do bloco, que é dado por: N = m . g N = 2,0 kg . 10 m/s² N = 20 N Substituindo os valores na fórmula do coeficiente de atrito estático, temos: Fat = µest . N 8,0 N = µest . 20 N µest = 8,0 N / 20 N µest = 0,4 Portanto, o valor do coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície é de 0,4. A alternativa correta é a letra A).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais