Buscar

Encontramos dúvidas sérias quanto à confiabilidade dos processos avaliativos na EAD. É comum se perguntar: “Como saber se a pessoa que faz uma aval...

Encontramos dúvidas sérias quanto à confiabilidade dos processos avaliativos na EAD. É comum se perguntar: “Como saber se a pessoa que faz uma avaliação a distância é mesmo o aluno?”, “Tendo em vista que ensinar a distância já é difícil, o que dizer da avaliação feita a distância”? Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o MEC – mesmo para os cursos feitos a distância – exige a realização de exames presenciais em cursos regulares de graduação e a apresentação presencial de trabalhos monográficos de conclusão de cursos de pós-graduação. Essa é uma resposta que pode ser meramente paliativa, uma vez que a EAD é uma modalidade que privilegia a responsabilidade de todos os agentes educacionais no processo de aprendizagem, incluindo os momentos de avaliação. A modalidade é um caminho para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, tão necessária para o enfrentamento das condições reais de vida fora do ambiente escolar ou universitário. Nesse sentido, formas como a avaliação processual e a autoavaliação podem e devem encontrar na EAD um solo fértil para germinar e crescer. Afinal, novas formas de ensinar e aprender exigem novas formas de acompanhamento e avaliação.

O texto aborda as dúvidas quanto à confiabilidade dos processos avaliativos na EAD.
O MEC exige a realização de exames presenciais em cursos regulares de graduação e a apresentação presencial de trabalhos monográficos de conclusão de cursos de pós-graduação, mesmo para os cursos feitos a distância.
A EAD é uma modalidade que privilegia a responsabilidade de todos os agentes educacionais no processo de aprendizagem, incluindo os momentos de avaliação.
Formas como a avaliação processual e a autoavaliação podem e devem encontrar na EAD um solo fértil para germinar e crescer.

Essa pergunta também está no material:

Aula 02 - EAD opiniões, resistências e expectativas
12 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto aborda as dúvidas quanto à confiabilidade dos processos avaliativos na EAD. O MEC exige a realização de exames presenciais em cursos regulares de graduação e a apresentação presencial de trabalhos monográficos de conclusão de cursos de pós-graduação, mesmo para os cursos feitos a distância. A EAD é uma modalidade que privilegia a responsabilidade de todos os agentes educacionais no processo de aprendizagem, incluindo os momentos de avaliação. Formas como a avaliação processual e a autoavaliação podem e devem encontrar na EAD um solo fértil para germinar e crescer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais