Buscar

ASSINALE C (CERTO) ou E (ERRADO) – Questões CESPE 01. A administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos ...

ASSINALE C (CERTO) ou E (ERRADO) – Questões CESPE

01. A administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas incumbidos de executar as atividades administrativas, distinguindo-se de seu sentido objetivo, que se relaciona ao exercício da própria atividade administrativa. ( )
02. No caso das autarquias e das empresas estatais em geral, o controle é pleno e ilimitado. ( )
03. As autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas, dotadas de personalidade jurídica própria, são entidades que compõem a administração indireta. ( )
04. A centralização ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio da administração direta, e a desconcentração, quando as executa indiretamente, por meio da administração indireta, delegando atividades a outras entidades. Na descentralização, há o desmembramento em órgãos, que têm personalidade jurídica própria, para facilitar a organização administrativa. ( )
05. Administração direta remete à ideia de administração centralizada, ao passo que administração indireta se relaciona à noção de administração descentralizada. ( )
06. São exemplos de entidades paraestatais os serviços sociais autônomos, como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). ( )
07. O principal critério de distinção entre empresa pública e sociedade de economia mista é que esta integra a administração indireta, enquanto aquela integra a administração direta. ( )
08. As autarquias e as fundações públicas incluem-se entre as entidades que integram a administração pública indireta. ( )
09. Em sentido subjetivo, a administração pública compreende órgãos e agentes públicos e pessoas jurídicas públicas e privadas encarregadas de exercer a função administrativa da atividade estatal. ( )
10. As organizações da sociedade civil de interesse público têm natureza jurídica de autarquias públicas. ( )
11. As entidades políticas são pessoas jurídicas sem autonomia política que compõem a Federação brasileira. Possuem capacidade de auto-organização e de editar leis contrárias à CF. ( )
12. As entidades administrativas são pessoas jurídicas que integram a administração pública indireta sem dispor de autonomia política. ( )
13. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada, o que ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente por meio dos órgãos e agentes integrantes da administração direta. ( )
14. Suponha-se que o presidente de uma autarquia federal edite normas para fiscalização e controle das atividades dos profissionais a ela vinculadas. A elaboração de normas, por parte da autarquia, configura desempenho de função típica do Poder Executivo. ( )
15. Suponha-se que a União tenha criado um órgão no âmbito de um determinado ministério de forma a melhorar a prestação de um serviço público de sua competência. Nesse caso, tem-se uma hipótese de descentralização do serviço público. ( )
16. São consideradas como entidades da administração direta, cada uma delas com sua estrutura administrativa e orgânica, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal. ( )
17. Somente por decreto presidencial poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir suas áreas de atuação. ( )
18. As autarquias são pessoas jurídicas de dire
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)
(C) ou (E)

Essa pergunta também está no material:

ADM PUBLICA SIMULADO 2 - CARLOS ALBERTO
2 pág.

Noçoes Basicas de Administraçao Publica Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. C
02. E
03. C
04. C
05. C
06. C
07. E
08. C
09. E
10. E
11. E
12. C
13. E
14. C
15. C
16. C
17. E
18. C

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais