Buscar

Sobre a linha de teoria crítica do direito desenvolvida em Harvard nos anos 1960, a “Critical Legal Studies”, assinale a alternativa correta. a) ...

Sobre a linha de teoria crítica do direito desenvolvida em Harvard nos anos 1960, a “Critical Legal Studies”, assinale a alternativa correta.


a) Trata-se de uma linha de reflexões que buscou resgatar o caráter neutro do direito frente às questões políticas mais intensas daquele período.
b) A partir de uma releitura de Hans Kelsen, buscou-se desenvolver uma teoria do direito mais humana e próxima de direitos sociais, ampliando pautas desejadas por grupos políticos minoritários.
c) Foi um movimento que buscou recuperar a especificidade do ofício do jurista, que há muito se perdia naquele momento, desatando o saber especificamente jurídico de debates de outras áreas do saber.
d) Duncan Kennedy, autor de relevância desse movimento, foi fundamental para a compreensão de que a saída para um direito mais democrático é um direito com fortes bases científicas.
e) Roberto Mangabeira Unger, um dos principais nomes dessa tradição, buscou construir uma teoria do direito que contribuísse para o desmantelamento de hierarquias políticas escondidas no direito.

Essa pergunta também está no material:

112
7 pág.

Fundamentos Histórico de Direito Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) Roberto Mangabeira Unger, um dos principais nomes dessa tradição, buscou construir uma teoria do direito que contribuísse para o desmantelamento de hierarquias políticas escondidas no direito. A Critical Legal Studies é uma linha de teoria crítica do direito que surgiu em Harvard nos anos 1960 e que questiona a neutralidade do direito e sua relação com o poder. A partir dessa perspectiva, busca-se desvendar as hierarquias políticas que se escondem no direito e construir uma teoria do direito que contribua para a transformação social. Roberto Mangabeira Unger é um dos principais nomes dessa tradição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais