Buscar

Química Orgânica Experimental (Prática de Laboratório) Atente para a seguinte citação: "A caracterização das substâncias orgânicas pode ser real...

Química Orgânica Experimental (Prática de Laboratório)

Atente para a seguinte citação:


"A caracterização das substâncias orgânicas pode ser realizada a partir de algumas propriedades, sendo uma delas a solubilidade. Podemos dividir a solubilidade dos compostos orgânicos em duas classes: aqueles que simplesmente se dissolvem fisicamente no solvente e aqueles que interagem quimicamente com o solvente [...].  A primeira classe tem como um dos objetivos determinar qual o solvente mais apropriado para uma eventual purificação por recristalização da substância [...], e a segunda é mais específica para caracterizar grupos funcionais presentes no composto [...]. [...] boa parte das substâncias orgânicas se encontram no estado líquido".

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENEDINE, D. L. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Química orgânica experimental. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 13-14.

Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2 de Química orgânica experimental, avalie as seguintes proposições:



                      I. Compostos orgânicos líquidos tendo até cinco carbonos na cadeia possuem maior solubilidade em água, enquanto os que apresentam mais de cinco carbonos apresentam certa dificuldade em terem a água como solvente.



PORQUE


                                                   II. Compostos de baixa massa molar possuem maior solubilidade em água.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

AAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

BAs asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

CA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

DA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

EAs asserções I e II são proposições falsas.

💡 3 Respostas

User badge image

Jhonathan Moura

esta errada a resposta

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira". A primeira asserção é falsa, pois compostos orgânicos líquidos com até cinco carbonos na cadeia não possuem maior solubilidade em água, mas sim em solventes orgânicos. Já a segunda asserção é verdadeira, pois compostos de baixa massa molar possuem maior solubilidade em água.

0
Dislike1
User badge image

Mister M

A resposta correta é alternativa A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais