Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 - QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA - 53_2025
De acordo com De Boni e Goldani (2007), na natureza, todos os sistemas buscam alcançar a maior estabilidade possível, árvores buscam ter raízes grandes e densas para lhe proporcionar estabilidade, a temperatura de um corpo mais quente é trocada com um corpo mais frio para atingir equilíbrio térmico, entre outros. Para os átomos não ocorre de forma diferente, a maior parte destes elementos não se apresentam isoladamente, mas sim ligados com outros átomos, atingindo assim uma configuração mais estável.
Um exemplo fundamental para nossa sobrevivência é o oxigênio, cuja combinação entre átomos do mesmo elemento formam O2 (oxigênio) e O3 (ozônio) ou se ligam a outros elementos formando diversas substâncias: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), H2O (água), SO2 (dióxido de enxofre). Neste ponto, é importante frisarmos que o elemento químico (O) não se encontra na natureza em sua forma elementar, pois ele não tem estabilidade (BIGATÃO, 2016).
Fonte: MARQUES, Paola dos Santos Gaschi; GODOI, Thiago Baldasso. Química Geral e Orgânica. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
 
Mediante o exposto, responda às questões a seguir:
1 – Quando essa estabilidade é obtida?
2 – Existem exceções a esse tipo de regra da estabilidade? Cite um exemplo.
3 – Que tipo de ligação química formam as substâncias citadas no texto? Como ocorre esta ligação?
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina