Buscar

Leia o trecho a seguir: “Nos esfregaços cervicais é extremamente difícil ou mesmo impossível determinar se um adenocarcinoma é de origem primária ...

Leia o trecho a seguir:
“Nos esfregaços cervicais é extremamente difícil ou mesmo impossível determinar se um adenocarcinoma é de origem primária ou metastática. Muitas publicações apontam que o encontro de células malignas em um ‘fundo’ limpo deve alertar para a possibilidade de um tumor metastático. Contudo, isso não é a regra […].”
Fonte: BARROS, A. L. S. et al. Caderno de referência 1: citopatologia ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: CEPESC, 2012.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre lesões pré-malignas e malignas do colo uterino, pode-se afirmar que é o dado mais importante para a identificação de neoplasia maligna metastática em esfregaços cervicovaginais:


1. a presença de numerosos linfócitos.
2. a presença de células glandulares atípicas.
3. a presença de células escamosas atípicas.
4. a presença de células endocervicais atípicas.
5. a presença de células inflamatórias.

Essa pergunta também está no material:

AOL 3 Citologia Clínica 20222 B
9 pág.

Citologia Clínica Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o trecho citado, pode-se afirmar que o dado mais importante para a identificação de neoplasia maligna metastática em esfregaços cervicovaginais é a presença de células glandulares atípicas (alternativa 2).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais