Buscar

(PROGESP- UFRR/2016 - adaptada) De acordo com Decreto 4887/2003 e em conformidade com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ¿ S...

(PROGESP- UFRR/2016 - adaptada) De acordo com Decreto 4887/2003 e em conformidade com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ¿ SEPPIR, as comunidades quilombolas no Brasil ficaram reconhecidas a partir da compreensão de "grupos étnico-raciais segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida".

Fonte: Guia de Políticas Públicas para comunidades Quilombolas: Programa Brasil quilombola. Brasília, 2013. p.14.).


A respeito da saúde no Brasil Colonial, marque a alternativa correta.

Existia uma separação prévia dos negros sadios e dos negros doentes nos navios negreiros.

No período do Brasil Colônia os caso de algumas doenças como a hanseníase (lepra) não era reconhecidos, já que não havia comprovação científica sobre sua existência.

Os quilombos eram comunidades nas quais, escravos fugitivos utilizavam como espaço de resistência.

Os quilombos foram utilizados pelos escravos como moradias no período do Brasil Colônia, sendo assim, a partir dos utensílios encontrados por arqueólogos, foi possível verificar a segregação que existia em ter negros doentes e negros sadios.

Não existiram no período colonial, uma preocupação com a saúde da população brasileira, o que existia era um pensamento preconceituoso e uma exclusão higienista.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os quilombos eram comunidades nas quais, escravos fugitivos utilizavam como espaço de resistência."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais