Buscar

A história geral do Brasil, está bem reconhecido, é de grande dificuldade. País imenso, ainda não bem conhecido, dividido em 20 províncias, cujos c...

A história geral do Brasil, está bem reconhecido, é de grande dificuldade. País imenso, ainda não bem conhecido, dividido em 20 províncias, cujos costumes se se assemelham, diversificam; demais possuindo todas as raças em seu solo, só se poderá chegar a uma verdadeira descrição dele, quando cada província seja particularmente descrita e essas diversas narrações possam convergir a organizar-se uma história geral. Reconhecida, pois, a grande dificuldade de traçar-se a história geral deste vastíssimo Império, a criação do Instituto foi presidida pelo pensamento de escrever-se a história desta Província, a mais importante dele, porque por ela começou-se, segundo alguns, a descoberta do Brasil. (MORAIS, Aldo. Instituto Geográfico e Histórico da Bahia: origem e estratégia de consolidação institucional (1894-1930). Tese de Doutorado: PPGH/UFBA, 2006, p. 43)

O trecho acima foi baseado no discurso de Manuel Correia Garcia, primeiro secretário-geral do instituto baiano. Marque a alternativa que representa a premissa do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no momento de sua fundação.

 O IGHB se coloca como porta voz de uma nacionalidade voltada para tradições colonialistas, com foco na perpetuação de uma identidade europeia para a nação brasileira.

Por discordar da postura do IHGB, intelectuais do Nordeste se uniram com intuito de reescrever uma nova história para o Brasil.

Havia ainda a disputa envolvendo a prerrogativa de ser a ¿origem da nação¿, o que fazia com que o IGHB se considerasse mais legítimo que o IHGB para ser o porta-voz da história oficial do Brasil.

O IGHB foi fundamental durante a pesquisa realizada por Varnhagen na elaboração da obra "História Geral do Brasil" por ter a guarda de documentos datados da época da chegada dos portugueses ao território brasileiro.

O instituto baiano funciona com dificuldades até 1877 e após o encerramento de suas atividades todo seu acerbo foi absorvido pelo IHGB.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A premissa do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no momento de sua fundação era escrever a história da província baiana, a mais importante do Brasil, com o objetivo de contribuir para a elaboração de uma história geral do país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais