Buscar

O ponto de partida para compreender a natureza jurídica do alvará judicial passa, em alguma medida, pela ideia do princípio constitucional da legal...

O ponto de partida para compreender a natureza jurídica do alvará judicial passa, em alguma medida, pela ideia do princípio constitucional da legalidade. Tendo isso como referência, com relação ao conceito de alvará judicial, marque a alternativa correta.

A. 

Tendo em vista que no atual ordenamento jurídico não é possível que os particulares façam algo sem prévia autorização judicial, chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz nos autos do processo autorizando o requerente a fazer algo.

B. 

Embora o atual ordenamento jurídico preveja que a maioria dos atos privados possam ser realizados sem a necessidade de autorização judicial. Existem casos em que ela é requerida. Chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz – de modo extrajudicial – autorizando o requerente a fazer algo.

C. 

Embora o atual ordenamento jurídico preveja que a maioria dos atos privados possam ser realizados sem a necessidade de autorização judicial, existem casos em que ela é requerida. Chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz – nos autos do processo – autorizando o requerente a fazer algo.

D. 

Embora o atual ordenamento jurídico preveja alguns casos em que os atos privados possam ser realizados sem a necessidade de autorização judicial, via de regra, ela é requerida. Chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz – de modo extrajudicial – autorizando o requerente a fazer algo

E. 

Embora o atual ordenamento jurídico preveja alguns casos em que os atos privados possam ser realizados sem a necessidade de autorização judicial, via de regra, ela é requerida. Chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz – nos autos do processo – autorizando o requerente a fazer algo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Embora o atual ordenamento jurídico preveja que a maioria dos atos privados possam ser realizados sem a necessidade de autorização judicial, existem casos em que ela é requerida. Chama-se alvará judicial o documento expedido pelo juiz – nos autos do processo – autorizando o requerente a fazer algo." Isso porque o alvará judicial é um documento expedido pelo juiz nos autos do processo autorizando o requerente a fazer algo, em casos em que a autorização judicial é necessária. E essa necessidade de autorização judicial está relacionada ao princípio constitucional da legalidade, que exige que as pessoas só possam fazer o que a lei permite.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais