Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Considerando o que diz Bernard Schneuwly (2004) sobre a importância de conhecermos as características dos gêneros, assinale a alternativa que completa a citação a seguir: “O papel da escola é levar os alunos a ____________ as formas de produção oral ______________ para as confrontar com outras formas mais institucionais, ____________, parcialmente reguladas por restrições exteriores” (SCHNEUWLY, 2004, p. 146).


a. minimizar, públicos, abandonadas.
b. negociar, comunidade, ignoradas.
c. mediar, ultrapassar, cotidianas.
d. ultrapassar, comunidade, mediadas.
e. ultrapassar, cotidianas, mediadas.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar a citação de Bernard Schneuwly e entender o contexto em que ele fala sobre a importância de conhecer as características dos gêneros. A frase sugere que o papel da escola é ajudar os alunos a interagir com diferentes formas de produção oral e compará-las com formas mais formais e reguladas. Vamos analisar as alternativas: a) minimizar, públicos, abandonadas - "minimizar" não parece se encaixar no contexto de aprendizado e comparação. b) negociar, comunidade, ignoradas - "negociar" pode ser interessante, mas "ignoradas" não se alinha bem com a ideia de confronto. c) mediar, ultrapassar, cotidianas - "mediar" e "cotidianas" fazem sentido, mas "ultrapassar" pode não ser a melhor escolha. d) ultrapassar, comunidade, mediadas - "ultrapassar" e "mediadas" fazem sentido, mas "comunidade" pode não se encaixar bem. e) ultrapassar, cotidianas, mediadas - "ultrapassar" e "mediadas" se encaixam bem, e "cotidianas" também faz sentido no contexto de formas de produção oral. A alternativa que melhor completa a citação, considerando a ideia de levar os alunos a interagir e comparar diferentes formas de produção oral, é: e) ultrapassar, cotidianas, mediadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: "ultrapassar, comunidade, mediadas". Segundo Bernard Schneuwly, o papel da escola é levar os alunos a ultrapassar as formas de produção oral cotidianas da comunidade para as confrontar com outras formas mais institucionais, mediadas, parcialmente reguladas por restrições exteriores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os gêneros da oralidade também devem ser tratados de forma a desenvolver em nossos estudantes a criticidade e a reflexão para que possam produzir sim, textos orais de modo seguro, garantindo a eles a participação em sociedade. Desse modo, Bernard Schneuwly (2004) defende que o trabalho com a oralidade seja desenvolvido sob a “intervenção didática”. Considerando essa afirmação, é correto afirmar que:


a. Os gêneros textuais não correspondem a produtos sócio-históricos definíveis empiricamente, além de serem instrumentos semióticos para a ação de linguagem. Logo, não percamos nosso tempo desenvolvendo atividades para aplicar em contexto escolar.
b. Para que nosso trabalho seja ineficiente e alcancemos nossos objetivos é preciso que apresentemos situações e assuntos de seu interesse para que ele possa participar ativamente de todas as atividades propostas.
c. Os alunos devem ser importunados durante os momentos de apresentação de trabalho oral com perguntas sobre conteúdos que outros já apresentaram e se entenderam o que fora proposto.
d. A aprendizagem deve ocorrer a partir dos gêneros textuais, pois estes respondem perfeitamente às exigências definidas por nossa concepção do desenvolvimento: são, a um só tempo, complexos e heterogêneos (mas fundados de certa maneira sobre uma heterogeneidade “integrada”), produtos sócio-históricos, definíveis empiricamente, além de serem instrumentos semióticos para a ação de linguagem.
e. O docente não precisa planejar atividades diárias para desenvolver a oralidade, pois esta já vem de casa e não possui a mesma importância que as demais modalidades.

Considerando a referência sobre as variedades dialetais da Língua Portuguesa no Brasil e os preconceitos decorrentes, cabe à escola e ao educador:
I) Ignorar a questão do preconceito, pois ele não existe no espaço escolar, nem apresenta desvalorização social.
II) Enfrentar de modo científico esses posicionamentos, criando uma consciência diferente em nossos educandos, para que estes compreendam que a diversidade linguística está presente em todas as modalidades.
III) Livrar-se dos mitos de que existe uma única forma de falar – que é a que se parece com a escrita. Pois isso desvaloriza o falante, a cultura e a linguística que existe.
IV) Concordar e provar que existe apenas uma forma de falar, que é a que se parece com a escrita. Isso se comprova pelo fato de que não existe uma variedade dialetal em nosso país.
V) Entender alguns fatores extralinguísticos básicos que compreendem a va

a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina