Buscar

Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina Logística Empresarial. A cadência dos caminhões que transportam soja para exportação pelo p...

Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina Logística Empresarial. A cadência dos caminhões que transportam soja para exportação pelo porto de Santos é de 1,6 km/h, mais lenta do que a velocidade média de um homem adulto. A situação transformou a rodovia Cônego Domenico Rangoni num grande armazém sobre rodas de soja e milho. Para acessar terminais como o TEG (Terminal de Exportação do Guarujá), os caminhões têm de cruzar a estreita e esburacada rua do Adubo, única passagem e um dos retratos do gargalo logístico do agronegócio nacional. Caminhões demoram até 12 horas para trafegar 20 km na Cônego Domênico Rangoni; filas são de 22 km nesta manhã. Então, sua atividade de hoje é analisar quais são as causas dessa ineficiência e como isso se reflete nos custos logísticos das empresas. O objetivo da atividade é registrar em um relato com aproximadamente 15 linhas, uma análise da situação e resolução do problema. Aguardo sua produção e encontro você na próxima unidade.


Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A situação descrita na atividade contextualizada da disciplina Logística Empresarial apresenta um gargalo logístico no transporte de soja para exportação pelo porto de Santos. A cadência dos caminhões é de 1,6 km/h, o que é mais lento do que a velocidade média de um homem adulto. Os caminhões têm que cruzar a estreita e esburacada rua do Adubo, única passagem para acessar terminais como o TEG (Terminal de Exportação do Guarujá), o que faz com que os caminhões demorem até 12 horas para trafegar 20 km na Cônego Domênico Rangoni. As filas são de 22 km nesta manhã. Essa ineficiência logística pode ser causada por diversos fatores, como a falta de investimentos em infraestrutura, a falta de planejamento logístico adequado, a falta de manutenção das estradas, a falta de capacitação dos motoristas, entre outros. Esses fatores podem gerar atrasos, aumento de custos, perda de competitividade e insatisfação dos clientes. Para resolver esse problema, é necessário investir em infraestrutura, planejamento logístico adequado, manutenção das estradas, capacitação dos motoristas, entre outras medidas. Com isso, é possível reduzir os tempos de transporte, aumentar a eficiência logística, reduzir os custos e aumentar a satisfação dos clientes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais