Buscar

A obesidade é uma doença de origem multicausal, caracterizada por um processo crônico de balanço energético positivo, ou seja, de ingestão energéti...

A obesidade é uma doença de origem multicausal, caracterizada por um processo crônico de balanço energético positivo, ou seja, de ingestão energética maior do que o gasto, ao longo de 24 horas. Essa enfermidade é considerada, hoje, uma epidemia mundial, representando grande problema de saúde pública por ser um dos fatores responsáveis pela instalação da síndrome metabólica.


A síndrome metabólica é a combinação de patologias como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemia, dentre outras. Sendo assim, é uma condição complexa e que gera risco aumentado não só para a incidência de eventos cardiovasculares e metabólicos e como também para a mortalidade. Logo, a redução da incidência de síndrome metabólica passa pela eliminação das patologias que funcionem como fatores de risco, por exemplo, da obesidade. Existe uma série de recomendações direcionadas ao estabelecimento de hábitos que contribuem para a redução desse mal, o que inclui tanto a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável quanto a prática regular de atividades físicas. Porém os resultados serão mais efetivos caso o processo seja conduzido/orientado por profissionais da área da saúde, particularmente, por Educadores Físicos e Nutricionistas.


Neste estudo, você conheceu as principais recomendações para a prática de exercícios físicos, para pessoas com síndrome metabólica, a fim de contribuir na redução da obesidade. Com base nesses conhecimentos, apresente, de forma organizada, as variáveis de controle do treinamento físico de pessoas obesas, objetivando reduzir a adiposidade corporal e, consequentemente, a síndrome metabólica.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As variáveis de controle do treinamento físico de pessoas obesas, objetivando reduzir a adiposidade corporal e, consequentemente, a síndrome metabólica, incluem: 1. Frequência cardíaca: é importante monitorar a frequência cardíaca durante o exercício para garantir que o treino esteja dentro da zona alvo de frequência cardíaca para queima de gordura. 2. Intensidade do exercício: a intensidade do exercício deve ser moderada a alta para que haja um gasto calórico significativo e, consequentemente, redução da adiposidade corporal. 3. Duração do exercício: a duração do exercício deve ser de pelo menos 30 minutos por sessão, para que haja um gasto calórico significativo. 4. Tipo de exercício: é importante escolher exercícios que envolvam grandes grupos musculares, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, musculação, entre outros. 5. Progressão do treinamento: é importante aumentar gradualmente a intensidade, duração e frequência do exercício para evitar lesões e garantir a eficácia do treinamento. 6. Acompanhamento profissional: é fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física para prescrever o treinamento adequado e monitorar o progresso do aluno. Além disso, é importante contar com a orientação de um nutricionista para adequar a alimentação e potencializar os resultados do treinamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais