Buscar

Nos anos 60, em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos a...

Nos anos 60, em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:


A visava eliminar a “cultura popular” -cultura dos dominados-, para colocar no lugar uma “cultura elaborada” e, assim, transformar as condições de vida do povo.
B teve em Wandenkok Wanderley, emérito educador e intelectual progressista, seu grande inspirador e primeiro dirigente.
C que o enunciado da questão está equivocado, pois o MCP esteve ligado, desde sua origem em 1962, à União Nacional dos Estudantes (UNE) sediada no Rio de Janeiro.
D tinha como objetivo valorizar as manisfestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância.
E como se tratava de um movimento de artistas e intelectuais da classe média recifense, o povo viu com desconfiança o “movimento” e não aderiu à sua proposta.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Concurso PMPE 2024 Soldado
16 pág.

Concursos OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: tinha como objetivo valorizar as manifestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância. O Movimento de Cultura Popular (MCP) foi criado em Pernambuco na década de 1960 e tinha como objetivo valorizar a cultura popular e criar canais de expressão para a população. O MCP foi desmantelado após o golpe militar de 1964.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais