Buscar

2. .Adrielly Souza Pagliarini, professora da autoescola CFC Guaporé, viajava de carro com suas colegas das do curso de Direito da UNEMAT conduzindo...

2. .Adrielly Souza Pagliarini, professora da autoescola CFC Guaporé, viajava de carro com suas colegas das do curso de Direito da UNEMAT conduzindo o veículo. Chovia, e Adrielly não conhecia a estrada muito bem. Apesar das condições desfavoráveis, Adrielly dirigia de forma mais acelerada, pois acreditava ser excelente motorista, conhecendo todas as técnicas adequadas para lidar com situações adversas no trânsito. Algum tempo depois, numa curva, o veículo que Adrielly dirigia derrapou, colidiu numa árvore e, infelizmente, sua colega Beatriz Carnauba, que ia no banco traseiro, faleceu. Adrielly sofreu apenas escoriações leves. A perícia feita no local do acidente constatou excesso de velocidade. Considerando o fato narrado, na condição de advogado(a), sob o ponto de vista técnico, deverá ser esclarecido a Adrielly que:

Adrielly agiu com dolo eventual, assumindo o risco de matar Beatriz ao adotar velocidade excessiva em pista escorregadia, razão pela qual deverá responder pelo crime de homicídio doloso.Pode ser identificada na conduta de Adrielly a culpa consciente, já que a agente conhece os riscos da pista escorregadia, prevê o resultado, porém acredita sinceramente que o resultado não ocorrerá, em razão de sua habilidade como motorista.Adrielly não praticou crime algum, pois era motorista habilidosa e o fato de ter o veículo derrapado na pista molhada é circunstância imprevisível, que afasta a responsabilização penal.Se no caso ao invés do excesso de velocidade, Adielly estivesse embriagada, conforme entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal dir-se-ia sem sombra de dúvidas que agiu com dolo eventual, assumindo o risco de matar Beatriz, razão pela qual responderia pelo crime de homicídio doloso.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o fato narrado, na condição de advogado(a), sob o ponto de vista técnico, deverá ser esclarecido a Adrielly que ela agiu com dolo eventual, assumindo o risco de matar Beatriz ao adotar velocidade excessiva em pista escorregadia, razão pela qual deverá responder pelo crime de homicídio doloso.

0
Dislike0
User badge image

Agner Daniel

Pode ser identificada na conduta de Adrielly a culpa consciente, já que a agente conhece os riscos da pista escorregadia, prevê o resultado, porém acredita sinceramente que o resultado não ocorrerá, em razão de sua habilidade como motorista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais