Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

UNIASSELVI

A formação de cristais urinários pode indicar um desequilíbrio metabólico entre substâncias promotoras e inibidoras da cristalização. Existem diferentes tipos de cristais que podem ser identificados na urina, a depender de fatores como alimentação, hidratação e características da amostra. Sobre as características e o significado clínico dos diferentes cristais urinários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os cristais de urato amorfo são pequenos grânulos castanho-amarelados encontrados em urinas normais com caráter alcalino.

(    ) Os cristais de fosfato triplo possuem forma de prismas com três e seis lados e são visualizados principalmente em urinas com caráter alcalino, em condições patológicas.

(    ) Os cristais de colesterol são retangulares, com entalhes nas bordas, e frequentemente observados na urina de pacientes com síndrome nefrótica.

(    ) Os cristais de bilirrubina possuem formato de octaedro ou envelope, e estão presentes na urina de pacientes com doenças hepáticas.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

User badge image
vanessa ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: V, F, F, V. Explicação: - Os cristais de urato amorfo são pequenos grânulos castanho-amarelados encontrados em urinas ácidas, não alcalinas, portanto a primeira sentença é falsa (F). - Os cristais de fosfato triplo possuem forma de prismas com três e seis lados e são visualizados principalmente em urinas com caráter alcalino, em condições patológicas, portanto a segunda sentença é verdadeira (V). - Os cristais de colesterol são retangulares, com entalhes nas bordas, e frequentemente observados na urina de pacientes com síndrome nefrótica, portanto a terceira sentença é falsa (F). - Os cristais de bilirrubina possuem formato de octaedro ou envelope, e estão presentes na urina de pacientes com doenças hepáticas, portanto a quarta sentença é verdadeira (V).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na excreção urinária de um indivíduo normal é observada a presença de pequeno número de células que provêm da descamação normal das paredes tubulares. Quando estas aparecem em grande número, sugerem processos de irritação e descamação das células epiteliais das vias de eliminação. Sobre as características dos tipos celulares encontrados na urina, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Células epiteliais escamosas.

II- Células epiteliais de transição.

III- Células tubulares.

( ) Constituem os túbulos renais e aparecem na urina esporadicamente, sempre associadas a algum significado clínico e parâmetros bioquímicos, como ureia e creatinina alterados. Esse tipo celular é encontrado em condições que envolvem os túbulos, como a necrose tubular aguda, a nefrite intersticial aguda ou a rejeição aguda de um transplante renal. Também podem ser vistas na urina de pacientes com doenças glomerulares.

( ) Constituem o trato urinário desde os cálices renais até a bexiga, nas mulheres; e na uretra proximal, nos homens. Em quadros de infecção urinária podem ser encontradas na urina acompanhadas de leucócitos. Danos nas camadas profundas do uroepitélio, causados por urolitíase e câncer de bexiga, também levam ao seu aparecimento na urina.

( ) Constituem o canal uretral de mulheres e homens, e muitas vezes derivam das camadas superficiais do epitélio vaginal. A visualização de grandes quantidades desse tipo celular na urina pode indicar contaminação da amostra no momento da coleta. Frequentemente, são vistas na urina em agregados e com bactérias presas à membrana celular, refletindo colonização por bactérias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A II - I - III.
B I - II - III.
C I - III - II.
D III - II - I.

A sedimentoscopia da urina é realizada com o objetivo de identificar e quantificar diversos componentes figurados, como: leucócitos, hemácias, células epiteliais, bactérias, cilindros e cristais. Esse processo exige na maioria das vezes atividade laboratorial manual, por isso é fundamental ter profissionais qualificados para se alcançar resultados confiáveis. Com base nas boas práticas para a realização da sedimentoscopia da urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Métodos qualitativos, com volumes de amostra arbitrários não são recomendados, pois fornecem resultados imprecisos. ( ) Métodos quantitativos expressam o resultado em número de elementos visualizados por campo, por isso não são influenciados pela diluição da amostra. ( ) A análise microscópica da urina deve ser realizada com a amostra não centrifugada para evitar a degradação de elementos, como células e cilindros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Métodos qualitativos, com volumes de amostra arbitrários não são recomendados, pois fornecem resultados imprecisos.
Métodos quantitativos expressam o resultado em número de elementos visualizados por campo, por isso não são influenciados pela diluição da amostra.
A análise microscópica da urina deve ser realizada com a amostra não centrifugada para evitar a degradação de elementos, como células e cilindros.
A V - F - V.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina