Buscar

A eletroacupuntura atua sobre o controle da dor por ativação de vias opioides e não opioides. A estimulação promovida por essa técnica ativa o sist...

A eletroacupuntura atua sobre o controle da dor por ativação de vias opioides e não opioides. A estimulação promovida por essa técnica ativa o sistema modulador da dor por hiperestimulação das terminações nervosas de fibras mielínicas, responsáveis pela condução do estímulo aos centros medulares, encefálicos e eixo hipotálamo-hipofisário. Na medula espinhal, a modulação dos estímulos nociceptivos se dá por inibição pré-sináptica, devido à liberação de encefalinas e dinorfinas. No mesencéfalo, as encefalinas e a ativação do sistema central de modulação da dor resultam na liberação de serotonina e norepinefrina nos sistemas descendentes. 

 

Fonte: TAFFAREL, Marilda Onghero; FREITAS, Patrícia Maria Coletto. Acupuntura e analgesia: aplicações clínicas e principais acupontos. O Cienc. Rural, Santa Maria, v. 39, n. 9, p. 2665-2672, Dez. 2009. Disponível em . Acesso em 18 de set. 2020. 

 

Considerando o enunciado e a eletroacupuntura, analise as afirmativas a seguir: 

 

I. Na musculatura pode trazer benefícios como o fortalecimento muscular e minimizar a atrofia em casos de pacientes acamados. 

II. A eletroacupuntura tem utilizações diferentes, seja para controle de dores agudas e crônicas, redução de edemas e contraturas articulares. 

III. Em casos de Síndrome da Obstrução do canal, apesar de ocasionarem dores musculares, a eletroacupuntura nesses casos não é recomendado. 

IV. Para dores localizadas ocasionadas por vento, frio ou umidade o tratamento com eletroacupultura é o mais indicado e em casos de dores agudas recomenda-se a moxabustão.  

V. Para pacientes oncológicos, essa técnica pode auxiliar no alívio da dor, melhora dos efeitos adversos da quimio ou radioterapia, além de potencial melhora no sistema imunológico do paciente. 

 

É correto apenas o que se afirma em: 


💡 1 Resposta

User badge image

Cristina Petry

Resposta: alternativa 3) I - II - V

Explicação: páginas 150 e 151

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes