Buscar

A eletroacupuntura atua sobre o controle da dor por ativação de vias opioides e não opioides. A estimulação promovida por essa técnica ativa o sist...

A eletroacupuntura atua sobre o controle da dor por ativação de vias opioides e não opioides. A estimulação promovida por essa técnica ativa o sistema modulador da dor por hiperestimulação das terminações nervosas de fibras mielínicas, responsáveis pela condução do estímulo aos centros medulares, encefálicos e eixo hipotálamo-hipofisário. Na medula espinhal, a modulação dos estímulos nociceptivos se dá por inibição pré-sináptica, devido à liberação de encefalinas e dinorfinas. No mesencéfalo, as encefalinas e a ativação do sistema central de modulação da dor resultam na liberação de serotonina e norepinefrina nos sistemas descendentes. 

 

Fonte: TAFFAREL, Marilda Onghero; FREITAS, Patrícia Maria Coletto. Acupuntura e analgesia: aplicações clínicas e principais acupontos. O Cienc. Rural, Santa Maria, v. 39, n. 9, p. 2665-2672, Dez. 2009. Disponível em . Acesso em 18 de set. 2020. 

 

Considerando o enunciado e a eletroacupuntura, analise as afirmativas a seguir: 

 

I. Na musculatura pode trazer benefícios como o fortalecimento muscular e minimizar a atrofia em casos de pacientes acamados. 

II. A eletroacupuntura tem utilizações diferentes, seja para controle de dores agudas e crônicas, redução de edemas e contraturas articulares. 

III. Em casos de Síndrome da Obstrução do canal, apesar de ocasionarem dores musculares, a eletroacupuntura nesses casos não é recomendado. 

IV. Para dores localizadas ocasionadas por vento, frio ou umidade o tratamento com eletroacupultura é o mais indicado e em casos de dores agudas recomenda-se a moxabustão.  

V. Para pacientes oncológicos, essa técnica pode auxiliar no alívio da dor, melhora dos efeitos adversos da quimio ou radioterapia, além de potencial melhora no sistema imunológico do paciente. 

 

É correto apenas o que se afirma em: 


💡 1 Resposta

User badge image

Cristina Petry

Resposta: alternativa 3) I - II - V

Explicação: páginas 150 e 151

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais