Buscar

A acupuntura incorporou a estimulação elétrica como mecanismo de ação, dando origem à eletroacupuntura, sendo considerada como um recurso tecnológi...

A acupuntura incorporou a estimulação elétrica como mecanismo de ação, dando origem à eletroacupuntura, sendo considerada como um recurso tecnológico indispensável para o sucesso da técnica (...). Os princípios terapêuticos da eletroterapia encontram sua fundamentação nas interações provocadas em níveis celular, tecidual e sistêmico; consequentemente, no âmbito fisiológico. O fluxo da corrente elétrica através de um meio condutor biológico desencadeia efeitos fisiológicos, envolvendo fenômenos eletroquímicos, eletrofísicos e eletrotérmicos. 

 

NOHAMA, P; SILVERIO-LOPES, SM. Influência da frequência estimulatória envolvida nos efeitos analgésicos induzidos por eletroacupuntura em cervicalgia tensional. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 13, n. 2, p. 152-158, abr. 2009. Disponível em: . Acesso em 28 set. 2020. 

 

Considerando o enunciado e as vantagens da eletrocupuntura, avalie as afirmativas a seguir: 

 

I. Devido ao estímulo elétrico, o impulso acaba se alastrando pelo músculo, o que implica em mais inserções de agulhas para produção de efeito analgésico. 

II. Quando o paciente apresentar dores crônicas, causando hiperemia e frio, o polo negativo deve ser inserido na área interna da dor e o positivo ao redor da dor. 

III. As estimulações por meio dos eletrodos geralmente não implicam em dor para o paciente, pois ao invés de giros e manobras, a estimulação é feita por corrente elétrica. 

IV. O tratamento por eletroacupuntura é indicado para pacientes com alguma incapacidade cardíaca, que possuam marca passos ou para gestantes, devido a maior eficácia dependendo da patologia. 

 

É correto o que se afirma em: 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a III: "As estimulações por meio dos eletrodos geralmente não implicam em dor para o paciente, pois ao invés de giros e manobras, a estimulação é feita por corrente elétrica."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais