Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Com a independência, o Brasil reafirma o seu caráter religioso e mantém formalmente o sistema de padroado, criando uma série de vínculos legais entre o Império que se formava a religião católica, tendo o Imperador a dupla função de chefe da nação e líder da Igreja no Brasil. Dessa forma, a Constituição Brasileira de 1824 mantinha o legalismo português, ou seja, a união entre a coroa e a religião católica, o princípio do padroado. Tradição em Portugal antes mesmo da independência do Brasil, o princípio do padroado consistia na possibilidade de o imperador poder designar pessoas para o preenchimento dos cargos eclesiásticos, além de outras funções.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

O Brasil reafirmou seu caráter religioso após a independência.
A Constituição Brasileira de 1824 mantinha o legalismo português, ou seja, a união entre a coroa e a religião católica, o princípio do padroado.
O princípio do padroado consistia na possibilidade de o imperador poder designar pessoas para o preenchimento dos cargos eclesiásticos, além de outras funções.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O Brasil reafirmou seu caráter religioso após a independência. Verdadeiro, o texto menciona que o Brasil reafirma seu caráter religioso ao manter o sistema de padroado. II. A Constituição Brasileira de 1824 mantinha o legalismo português, ou seja, a união entre a coroa e a religião católica, o princípio do padroado. Verdadeiro, o texto afirma que a Constituição de 1824 manteve essa união. III. O princípio do padroado consistia na possibilidade de o imperador poder designar pessoas para o preenchimento dos cargos eclesiásticos, além de outras funções. Verdadeiro, o texto explica que o padroado permitia ao imperador designar pessoas para cargos eclesiásticos. Dessa forma, todas as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o texto, é correto afirmar que: O Brasil reafirmou seu caráter religioso após a independência. A Constituição Brasileira de 1824 mantinha o legalismo português, ou seja, a união entre a coroa e a religião católica, o princípio do padroado. O princípio do padroado consistia na possibilidade de o imperador poder designar pessoas para o preenchimento dos cargos eclesiásticos, além de outras funções. Portanto, a alternativa correta é a letra d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a intolerância religiosa no Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I. Umbanda e Candomblé são religiões que costumavam sofrer intensos ataques e depredações.
II. Há um estigma social que justifica a intolerância religiosa por conta da liberdade de expressão.
III. Liberdade de expressão e liberdade religiosa são conceitos incompatíveis.
IV. Se há liberdade de expressão é dispensável a liberdade religiosa.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Analise as cinco vias de São Tomás de Aquino:

I. Se existe uma substância que gera todas as outras, há uma causa material, e essa causa é Deus.
II. Existe um motor imóvel, ou seja, se tudo que existe é resultado das causas em infinitas relações, essas causas devem ter uma origem, que é Deus.
III. Há seres necessários e há aqueles que podem vir a ser; Deus é um ser necessário e, sem ele, nada existe.
IV. Existem graus de perfeição nas criaturas, que são provenientes do nosso Criador. Aqueles que mais se aproximam do sagrado são mais perfeitos, sendo eles: anjos, sacerdotes, seres humanos, animais, etc. Até que se chegue na perfeição, isto é, Deus.
V. Se no mundo há uma ordem racional, uma lógica entre causa e efeito, essa ordem é Deus.
a. Apenas III, IV e V.
b. I, II, III, IV e V.
c. Apenas I e II.
d. Apenas I, II e IV.
e. Apenas II e III.

De acordo com o excerto acima, o que é uma escola laica?


a. A escola pública laica não objetiva “pôr as crianças nos trilhos”, de cujo traçado prefixado jamais sairão. Nada é mais contra a pedagogia da escola laica do que o trecho do livro Provérbios, da Bíblia, tão r
b. A escola pública laica é própria do Estado laico. Só mesmo em situação de extrema incongruência, e por pouco tempo, é possível existir escola laica nas redes oficiais de ensino se o Estado estiver submetido à hegemonia de uma ou mais instituições religiosas. Da mesma forma, a laicidade do Estado não é compatível com a escola pública submetida pela religião. O Estado brasileiro é laico? As escolas das redes federal, estaduais e municipais são laicas?
c. A escola pública laica é aquela que tem como objetivo principal a formação religiosa dos alunos, independente da religião professada por cada um.
d. A escola pública laica é aquela que tem como objetivo principal a formação moral dos alunos, independente da religião professada por cada um.
e. A escola pública laica é aquela que tem como objetivo principal a formação política dos alunos, independente da religião professada por cada um.

De acordo com os conhecimentos do material de apoio e da fonte citada, analise as seguintes asserções:

I. A República Federativa do Brasil é laica (latim laicus), ou seja, não pertence ao clero, nem tem religião oficial.

II. A Constituição Federal de 1891, consignou-se, em seu artigo 11, que era vedado aos Estados, estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos religiosos.

III. Sendo o ensino religioso ministrado com os dogmas ou doutrina de uma única religião, isso seria inconstitucional.

IV. Ao revés, se as aulas forem encetadas com base em um estudo histórico, sociológico, dentre outros possíveis, tendo como objeto as religiões, sem privilegiar uma ou outra, isso seria constitucional.

Está correto o que se afirma em:

I. A República Federativa do Brasil é laica (latim laicus), ou seja, não pertence ao clero, nem tem religião oficial.
II. A Constituição Federal de 1891, consignou-se, em seu artigo 11, que era vedado aos Estados, estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos religiosos.
III. Sendo o ensino religioso ministrado com os dogmas ou doutrina de uma única religião, isso seria inconstitucional.
IV. Ao revés, se as aulas forem encetadas com base em um estudo histórico, sociológico, dentre outros possíveis, tendo como objeto as religiões, sem privilegiar uma ou outra, isso seria constitucional.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina