Buscar

O modelo cosmológico padrão descreve a estrutura e a evolução do universo em larga escala, fornecendo um arcabouço teórico abrangente para compreen...

  1. O modelo cosmológico padrão descreve a estrutura e a evolução do universo em larga escala, fornecendo um arcabouço teórico abrangente para compreender seu conteúdo material. De acordo com esse modelo, o universo é composto principalmente de matéria escura, matéria bariônica e energia escura. A matéria escura, embora invisível e não interagente com a luz, exerce uma influência gravitacional significativa, moldando a formação de estruturas como galáxias e aglomerados de galáxias. A matéria bariônica, por sua vez, é composta de prótons, nêutrons e elétrons, formando estrelas, planetas, gases e outros objetos observáveis. Analise as seguintes proposições:
  2. O modelo cosmológico padrão considera os parâmetros de densidade para descrever a distribuição de matéria e energia no universo em larga escala, incluindo a densidade de matéria bariônica, matéria escura e energia escura.
  3. De acordo com os valores observacionais obtidos para os parâmetros de densidade, no modelo cosmológico padrão a matéria que conhecemos, e observamos por meio dos telescópios, corresponde a cerca de 5% de todo o conteúdo do universo.
  4. No modelo cosmológico padrão, a densidade de radiação e a influência da curvatura são desprezíveis se comparadas com as demais componentes presentes na equação de Friedmann.
  5. Todos os parâmetros de densidade são valores fixos e imutáveis no modelo cosmológico padrão, não sofrendo alterações ao longo do tempo. 
  6. A densidade de matéria escura no modelo cosmológico padrão é diretamente proporcional à quantidade de matéria visível presente no universo.
  7. Assinale a alternativa correta:
  8. a.As afirmativas III, IV e V estão corretas.
  9. b.As afirmativas I, II e III estão corretas.
  10. c.As afirmativas I, II e V estão corretas.
  11. d.As afirmativas II, III e V estão corretas.
  12. e.As afirmativas II, III e IV estão corretas.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais